Está disponível no portal da transparência da prefeitura de Blumenau o edital da licitação que foi lançada para conceder o direito de uso da marca Oktoberfest Blumenau. Em resumo, a prefeitura e o Parque Vila Germânica querem que uma empresa ou consórcio explore comercialmente a marca em produtos como camisetas, canecos, tirantes, chapéus e outros.
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Para isso ela terá que pagar no mínimo 4,5% de royalties ao Fundo Municipal de Turismo sobre o valor líquido de venda. Esse foi o percentual mínimo fixado no edital. Ganha a concorrência quem oferecer mais. A empresa também será responsável pelo controle antipirataria, ou seja, a produção de produtos com a marca sem a devida licença e o consequente pagamento de royalties.
A marca já está registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O edital prevê a concessão por 10 anos com a possibilidade de prorrogar por mais 10 anos.
O consultor de Branding e Marketing Estratégico D.J. Castro diz que a concessão é uma excelente oportunidade para a empresa que vencer a licitação. Na análise do especialista, a marca Oktoberfest Blumenau tem valor.
Castro também avalia que a decisão resolve o problema do poder público, que não tem como gerenciar a marca. Além disso, gera renda para o Fundo Municipal de Turismo e pode disseminar ainda mais a festa.
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Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
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