A rede varejista Havan quer construir uma nova loja em Blumenau. A quinta unidade na cidade pode surgir no Centro Histórico. O terreno escolhido fica entre as ruas Alwin Schrader, Oscar Jenichen e Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras). É uma das áreas em que, no passado, estava o estádio Aderbal Ramos da Silva, sede do Blumenau Esporte Clube (BEC). A construção ainda depende da aprovação de órgãos do governo federal e da prefeitura de Blumenau.
O projeto tramita no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O órgão nacional precisa dar o aval à construção porque o terreno fica muito perto da Igreja do Espírito Santo, da Paróquia Luterana Blumenau Centro. O imóvel é tombado como patrimônio histórico nacional.
O Iphan pediu algumas alterações no projeto e agora tem que avaliar a nova proposta. A réplica da Estátua da Liberdade foi vetada e houve o pedido de ampliação da área verde a ser preservada. A idéia é minimizar o impacto da paisagem dos arredores da igreja. Em relação à edificação propriamente dita não há restrições.
Além do Iphan, o projeto tramitou na Fundação Catarinense de Cultura (FCC), já que a igreja também é tombada pelo Estado. De lá veio um parecer favorável, desde que preservada parte da cobertura vegetal.
Outras análises
O próximo passo é a avaliação da prefeitura de Blumenau. O projeto deve estar na pauta da reunião de março do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope). Os conselheiros avaliam o impacto do empreendimento nos bens tombados no Centro Histórico.
Se for aprovado, o projeto segue para avaliação do Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan). Com o aval do Coplan ele segue para o trâmite regular na prefeitura para obtenção do alvará de construção.
Oficialmente, a Havan não se manifesta sobre o assunto.
Dúvidas
A loja da Havan deve ter cerca de 5 mil metros quadrados de área de compras e algo em torno de 270 vagas de estacionamento. Impacto tão grande na região que abriga boa parte do nosso patrimônio histórico deve gerar algumas dúvidas.
Muita gente possivelmente vai questionar a construção de uma “fachada da Casa Branca“ em local tão representativo para nossa história e colonização. Outra questão a ser avaliada, neste caso pelo Coplan, é o impacto no trânsito da região. Os que por lá passam sabem bem o quanto de congestionamento é gerado regularmente nos horários de pico.
Situação
Mesmo num ano marcado pela pandemia, o Grupo Havan fechou 2020 com faturamento de R$ 10,5 bilhões e um lucro líquido de R$ 1,3 bilhão. O resultado é 30% maior que o de 2019.
Atualmente, o Grupo Havan conta com 155 unidades, em 17 estados. No total a rede gera mais de 20 mil empregos diretos. Em Blumenau há quatro lojas: no Castelinho da Rua XV de Novembro e nos shoppings Neumarkt, Park Europeu e Norte Shopping.
7 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Entre deixar aquele terreno abandonado, nada mais apropriado a Havan construir uma nova loja, a preocupação é com o vestido da estátua da liberdade que deve ficar no mínimo a uma altura da cota de 18 metros porque senão molha o vestido e os pés a cada pequena enchente em Blumenau.
Que maravilha mais investimento e mais emprego, vai Havan
Muito bom mais empregos.
Hoje um terreno em total abandono, bem como as areas vizinhas ao imóvel. Da medo passar ali, principalmente á noite.
Chega de burocracia e vamos liberar isso urgente. Vai valorizar o local e gerar mais empregos.
Sou um Blumenau de nascimento, muito entusiasta da conservação de nosso patrimônio germânico. Aquele terreno realmente precisa ser ocupado. a Havan querendo construir, acho que é um grande presente para Blumenau. O nosso centro histórico precisa ser movimentado. Está muito abandonado e pouco frequentado. Peço gentileza aos nossos homens do poder público que não percam esta oportunidade.
Claro que isso nao tem haver com a construcao de uma nova Havan mais de um boicote da igrejas que ainda tem forte influencia sobre a prefeitura, é uma pena que eles pensem assim. Nao pensam nos empregos gerados muito menos no meio ambiente que nao tem nada haver com isso, apenas um jogo politico sujo e pobre…
Em primeiro lugar, as sombras são o reflexo de nossa existência no espaço. Em seguida, nossas sombras se sobrepõem, se entrelaçam, se comunicam. Neste projeto, as sombras são transformadas em subjetivas através das representações https://example.com/ de nossos estados mentais. Em vez de serem distorcidas pela fonte de luz, o público será capaz de controlar suas próprias sombras usando os fones de ouvido que coletam dados de EEG e, conseqüentemente, formam sombras falsas projetadas no chão ao seu lado.