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Estudo de impactos do Sam’s Club de Blumenau é aprovado por conselho, mas data de inauguração é incerta 

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Clube de compras vai se instalar onde antes era o hipermercado BIG. Foto: Pancho

O Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan) aprovou nesta quarta-feira o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do Sam’s Club. O clube de compras vai se instalar no imóvel que antes era ocupado pelo hipermercado BIG, na Rua 7 de Setembro. O EIV foi apresentado em audiência pública virtual na segunda-feira, antes da aprovação do Coplan.


O prédio passa por reforma e o objetivo do grupo, segundo informações recebidas pela prefeitura de Blumenau, é de que a loja seja inaugurada antes do Natal. Oficialmente o grupo diz que não tem essa informação. A definição da data de inauguração depende da reforma em si e dos trâmites burocráticos nos órgãos públicos.

O Sam’s Club vai empregar cerca de 120 pessoas aqui em Blumenau e o horário de funcionamento será das 8h às 21h de segunda a sábado e das 9h às 20h aos domingos. Haverá estacionamento para cerca de 300 veículos e 100 bicicletas.

Nova ponte na região

No Estudo de Impacto de Vizinhança estão prevista algumas medidas para minimizar os impactos negativos que o funcionamento do mercado pode trazer à cidade. Está previsto, por exemplo, que o Sam’s Club vai repassar algo em torno de R$ 700 mil para o Fundo de Planejamento Urbano da cidade. Esse dinheiro será usado para desapropriar terrenos perto da Praça do Estudante que serão usados para construir mais uma ponte sobre o ribeirão da Velha.

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Nova ponte deve facilitar fluxo de veículos na região. Foto: reprodução, Google Maps

A estrutura deve servir para o escoamento do fluxo de veículos que vêm da Vila Nova em direção ao Centro e Velha, pelas ruas 7 de Setembro e Clara Mantau. A ponte já existente será usada pelos veículos que seguem no sentido contrário, da Rua 7 de Setembro para a Vila Nova.


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O projeto ainda está em desenvolvimento pela prefeitura e não há previsão de quando a ponte será erguida.

9 Comments

  1. Hans Bethe

    Caro Pancho, neste processo tem uma pergunta que não quer calar: o supermercado que existia e era dos mesmos donos não oferecia impacto na vizinhança?
    Estranha esta forma de cobrar compensação de empreendedores já antes de auferir o primeiro centavo de lucro. É isto que espanta qualquer investidor desta cidade.
    Já não cobram imposto para tudo?

  2. Maurício Oliveira

    Os 700 mil serão depositados na conta da prefeitura, mas já avisam que não tem data para construir a ponte, já sabemos o que pode acontecer com esse dinheiro, como sempre as pontes acertando a vida de alguns e prejudicando a vida de todos que ficam só na promessa.

  3. Daniel Gonçalves

    Pancho, descobre pra gente quando vai abrir finalmente o Sam’s clube por favorrrrrrrrrrr

    1. Pancho

      Já tentei, mas tá difícil…

  4. Elenir Terezinha Raber

    Gostaria de saber quando vai inaugurar o mercado em Blumenau. Já paguei a ajuda de em novembro, com promessa que ia inaugurar em dezembro e até agora nada.

  5. Claus Muller

    O Carrefour Brasil está comprando o Grupo BIG — a antiga operação do Walmart no País — por R$ 7,5 bilhões, uma consolidação que une o dois gigantes do varejo alimentar e cria uma companhia de R$ 100 bilhões de faturamento.
    O Fato Relevante foi divulgado pela empresa (BOV:CRFB3) na madrugada desta quarta-feira (24/03/21).
    O negócio também prevê que o Carrefour passará a administrar a bandeira Sam’s Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart. O Sam’s Club — um atacarejo para a Classe A que não compete frontalmente com Atacadão e Assaí — tem cerca de 2 milhões de membros pagantes.
    O CEO Noël Prioux (Carrefour) planeja converter a bandeira Maxxi em lojas do Atacadão, e parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club. (As demais lojas se tornarão hipermercados Carrefour.).
    Segundo o comprador, a rede de lojas do Grupo Big tem significativa complementaridade geográfica com a do Carrefour, o que permitirá a expansão de seus formatos tradicionais, sobretudo atacado e hipermercados). A aquisição do Big expandirá a presença do Carrefour em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento.

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