Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: prefeito de Blumenau faz alerta para aumento de casos e pede conscientização da população 

live covid prefeito mário hildebrandt
Cenário preocupante da pandemia na cidade motivou a participação do prefeito na live de quarta-feira. Foto: reprodução, Facebook

A participação do prefeito Mário Hildebrandt na live do início da noite de quarta-feira é a prova de que o momento da pandemia em Blumenau é preocupante. Ele, que estava afastado das transmissões há alguns meses, fez questão de participar desta para fazer um pedido à população em geral: “se você não precisa sair, fique em casa”.


Hildebrandt insistiu na necessidade de que cada morador de Blumenau se conscientize e não relaxe nas medidas preventivas, como usar máscara, lavar as mãos e manter distância das pessoas. Também reforçou, em especial, a necessidade de ficar em casa sempre que possível e evitar deslocamentos e contatos pessoais desnecessários.

O apelo foi feito depois de o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, dizer que o índice de transmissibilidade do vírus na cidade aumentou e que a tendência é aumentar ainda mais o número de novos casos. Preocupa, também, o aumento das internações nos últimos dias e o cenário crítico em outras regiões do estado, como o Oeste e a Grande Florianópolis.


whatsapp

telegram

— Fazemos parte de uma rede. Não estamos isolados nessa situação — disse o prefeito após explicar que recebemos pacientes de outras regiões e, no futuro, podemos não ter para onde mandar os nossos pacientes. E arrematou:

— Qual o único caminho para não precisar de UTI? Não adoecer”.

Números que preocupam

A quarta-feira foi o 25º dia seguido em que a média móvel de novos casos na cidade aumenta. Pela primeira vez desde 19 de dezembro ela ultrapassou os 200 casos diários, chegando a 212. O número de novos casos desta quarta, 276, também é o maior desde 11 de dezembro, quando foram registrados 319 diagnósticos.

gráfico média móvel de casos
Média móvel de novos casos de covid=19 na cidade aumenta há 25 dias seguidos.

Nas internações os números também chamam a atenção. Depois de uma relativa estabilização nas últimas semanas, ultrapassamos os 90 pacientes com covid-19 ocupando leitos de hospitais simultaneamente, o que não ocorria desde 20 de janeiro. Nesta quarta eram 43 na UTI e 49 em enfermarias, totalizando 92. O número de internados na UTI também é o maior desde o dia 25 de janeiro.

Impacto tardio nas mortes

Como sempre, o número de mortes é o último a ser impactado com o crescimento de novos casos e, por isso, ainda colhemos números baixos. A média móvel é de 0,7 morte por dia. Nos últimos sete dias cinco pessoas perderam a vida com covid-19 em Blumenau.

O histórico da pandemia mostra que o número de mortes aumenta semanas depois do aumento de internações. No total, 309 moradores da cidade perderam a vida desde o início da pandemia.

Mais Postagens

1 Comment

  1. Xandao Literatura

    Tenso… 🙏

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *