A participação do prefeito Mário Hildebrandt na live do início da noite de quarta-feira é a prova de que o momento da pandemia em Blumenau é preocupante. Ele, que estava afastado das transmissões há alguns meses, fez questão de participar desta para fazer um pedido à população em geral: “se você não precisa sair, fique em casa”.
Hildebrandt insistiu na necessidade de que cada morador de Blumenau se conscientize e não relaxe nas medidas preventivas, como usar máscara, lavar as mãos e manter distância das pessoas. Também reforçou, em especial, a necessidade de ficar em casa sempre que possível e evitar deslocamentos e contatos pessoais desnecessários.
O apelo foi feito depois de o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, dizer que o índice de transmissibilidade do vírus na cidade aumentou e que a tendência é aumentar ainda mais o número de novos casos. Preocupa, também, o aumento das internações nos últimos dias e o cenário crítico em outras regiões do estado, como o Oeste e a Grande Florianópolis.
— Fazemos parte de uma rede. Não estamos isolados nessa situação — disse o prefeito após explicar que recebemos pacientes de outras regiões e, no futuro, podemos não ter para onde mandar os nossos pacientes. E arrematou:
— Qual o único caminho para não precisar de UTI? Não adoecer”.
Números que preocupam
A quarta-feira foi o 25º dia seguido em que a média móvel de novos casos na cidade aumenta. Pela primeira vez desde 19 de dezembro ela ultrapassou os 200 casos diários, chegando a 212. O número de novos casos desta quarta, 276, também é o maior desde 11 de dezembro, quando foram registrados 319 diagnósticos.
Nas internações os números também chamam a atenção. Depois de uma relativa estabilização nas últimas semanas, ultrapassamos os 90 pacientes com covid-19 ocupando leitos de hospitais simultaneamente, o que não ocorria desde 20 de janeiro. Nesta quarta eram 43 na UTI e 49 em enfermarias, totalizando 92. O número de internados na UTI também é o maior desde o dia 25 de janeiro.
Impacto tardio nas mortes
Como sempre, o número de mortes é o último a ser impactado com o crescimento de novos casos e, por isso, ainda colhemos números baixos. A média móvel é de 0,7 morte por dia. Nos últimos sete dias cinco pessoas perderam a vida com covid-19 em Blumenau.
O histórico da pandemia mostra que o número de mortes aumenta semanas depois do aumento de internações. No total, 309 moradores da cidade perderam a vida desde o início da pandemia.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (587)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Tenso… 🙏