Siga-nos

Em alta

INFRAESTRUTURA

Condomínio gigante com mais de mil apartamentos e 3 mil moradores pode surgir na Itoupava Central 

Condomínio Becker Itoupava Central MRV
Terreno em que o projeto será executado se aprovado. Foto: reprodução, EIV

Mais um condomínio gigante pode ser erguido na região norte da cidade nos próximos anos. O Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV) do Condomínio Becker já está em análise na prefeitura de Blumenau.

O projeto é da MRV, de Joinville, e prevê 1.016 apartamentos. São seis torres com nove pavimentos, 34 blocos com quatro pavimentos e dois blocos com cinco pavimentos para pessoas com deficiência.

O terreno de 59,7 mil metros quadrados que pode ser ocupado pela estrutura fica na Itoupava Central, mais precisamente na Rua Jacob Ineichen, altura do número 5.600, quase na esquina com a Rua Rudolfo Walter. A área construída do empreendimento será de 57,3 mil metros quadrados.

A população estimada é de 3 mil moradores. Isso quer dizer que só o condomínio teria população maior que 56 cidades de Santa Catarina, como Urupema (2.453), Mirim Doce (2.257) e Presidente Nereu (2.279).

Condomínio Becker Itoupava Central MRV
Disposição das torres e blocos previstos no projeto. Foto: reprodução, EIV

Para dar conta de tanta gente, o projeto prevê pouco mais de 1 mil vagas de garagem para veículos e outras 1 mil para bicicletas. Também estão previstas duas piscinas, dois salões de festa com área gourmet, dois petplaces (espaço para animais de estimação), dois playgrounds, churrasqueiras e quadra poliesportiva.

Trâmite

O EIV está em análise na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Quando o trabalho for concluído, será agendada uma audiência pública para mostrar o projeto à população, especialmente aos moradores da vizinhança.

Na audiência as pessoas conhecerão os impactos do empreendimento nas mais diversas áreas. Entre elas, infraestrutura urbana, trânsito, transporte público, educação, saúde e coleta de lixo.

A comunidade também poderá opinar sobre o projeto e todas as informações colhidas são encaminhadas para o Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan). Cabe aos conselheiros a avaliação desse material e a aprovação ou não do projeto.

Se for aprovado, o material é encaminhado aos órgãos da prefeitura responsáveis pela liberação das obras na cidade. O trâmite deve levar alguns meses até que o alvará de construção seja emitido.

Outro projeto

Quinta da Boa Vista
Projeto do Quinta da Boa Vista. Foto: reprodução, EIV

Este é o segundo projeto de condomínio com mais de 1 mil apartamentos em análise na prefeitura. O outro é do condomínio Quinta da Boa Vista, com 1.253 apartamentos. Ele deve ser construído na Rua Bahia, um pouco antes da Ponte do Badenfurt. 

Nesse caso, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) já foi avaliado pela população em dezembro do ano passado e aprovado pelo Coplan. O projeto agora tramita na prefeitura para emissão do alvará de construção.

São sete torres de 17 andares. Cada torre terá dois ou três pavimentos de garagem, um pavimento para área de lazer e 14 para os apartamentos. 

Condomínio Quinta da Boa Vista
Terreno onde deve ser erguido o Quinta da Boa Vista. Foto: reprodução, EIV

1 Comment

  1. Walisson

    Fico no aguardo das reservas

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *