Um veado foi visto em um terreno recentemente desmatado para a construção de um prédio em Blumenau. Foi na manhã desta quinta-feira, no entroncamento da Alameda Rio Branco com a Rua Hermann Huscher.
O animal foi avistado e filmado por Sônia Braga Varela, moradora do bairro Jardim Blumenau. É a primeira vez que ela vê essa espécie naquela região.
O terreno fica às margens do ribeirão Garcia. O animal parecia estar tranquilo e seguiu em direção à mata ciliar. No final do vídeo é possível ouvir duas pessoas conversando:
— Eles vão fazer esse prédio e vai acabar isso tudo, né.
— Vai.
População diminui
O biólogo Sérgio Althoff, doutor em Biologia Animal e professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), diz que é cada vez mais raro esse tipo de aparição. A espécie é muito visada por caçadores que atuam clandestinamente na região.
A diminuição da população de veados foi testemunhada por ele. Nos anos 2004 e 2005 Althoff passava seis noites por mês na mata do Parque das Nascentes pesquisando morcegos, objeto do estudo para o doutorado. No primeiro ano ele via um veado por noite. No ano seguinte a fiscalização diminui muito, segundo ele, e as aparições caíram para uma por mês.
Quando perguntei sobre o que fazer quando alguém avistar um animal como esse, ele foi taxativo: “Contemplem pois são privilegiados e provavelmente seus filhos e netos só poderão fazer isso, no futuro, apenas em zoológicos”.
Licenciamento ambiental
Em maio publiquei um texto sobre o corte de árvores no local. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade autorizou o corte desde que preservada uma faixa de 20 metros de mata a partir da margem do ribeirão.
Outra obra na mesma área é o alargamento da rua que ainda está em execução. A intervenção faz parte do conjunto de obras que a prefeitura executa na região Sul da cidade.
Assista ao vídeo
3 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (632)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Extinção com autorização dos administradores de plantão.
E assim rasteja Blumenau.
A extinção da taxa humana se aproxima mais rápido que se pode esperar, não respeita a vida da outras espécies!!!
Chega de desculpas de que há coisas mais urgentes e que não dá pra fiscalizar a caça criminosa. Já ouço essa desculpa esfarrapada há quase 50 anos, MEIO SÉCULO!!! As autoridades têm que agir e rápido. Até o município pode fiscalizar a caça, é só querer.