Os números que deram base à decisão de relaxar medidas restritivas de combate à covid-19 em Blumenau
Desde que iniciou o anúncio de relaxamento das medidas restritivas em Blumenau feito na tarde de quarta-feira, o prefeito Mário Hildebrandt fez questão de dizer que os bons resultados colhidos possibilitam novos caminhos a serem seguidos. Afinal, que bons resultados são esses?
Antes mesmo de anunciar a ampliação do horário para o comércio, restaurantes, bares, templos religiosos e academias, Hildebrandt apresentou gráficos e números de uma série de indicadores relacionados à pandemia na cidade. O primeiro deles foi o de evolução de novos casos por dia.
De acordo com o gráfico apresentado, a média móvel de novos casos começou a cair no dia 24 de julho. Passou de 281 nessa data para 249 em 27 de julho e 146 no dia 2 de agosto. Confira o gráfico abaixo.
Outro indicador, muito semelhante ao anterior, é o de evolução de novos casos por semana epidemiológica. Há uma queda na comparação das últimas duas semanas de 44%, passando de 1.896 casos para 1.044, como pode ser visto no gráfico abaixo.
Também houve queda na procura por atendimento. Na semana epidemiológica mais recente o número de consultas relacionadas à covid-19 caiu 20% e a quantidade de exames feitos, 31%.
Por fim a prefeitura apresentou um gráfico que mostra a queda de casos ativos, ou seja, a quantidade de pessoas doentes (internadas ou isoladas) num determinado dia. Eram 3.140 no dia 28 de julho e 2.302 no dia 4 de agosto
Hildebrandt também mostrou a evolução da ocupação dos leitos de UTI na cidade. Nessa análise ele levou em consideração os 63 leitos regulares que foram destinados ao tratamento da doença mais os 31 leitos provisórios, ou leitos de guerra, como ele chama.
Os regulares estão quase sempre lotados, mas os provisórios estão sendo montados de acordo com a demanda. Percebe-se uma certa estabilização, mas ainda há uma folga relativa na capacidade de atendimento com os leitos provisórios.
Esse números foram apresentados como base para as medidas adotadas a partir desta quinta-feira. Já a decisão de permitir a abertura do comércio e de restaurantes neste fim de semana de dia dos pais, Hildebrandt deixou claro que ele atende a um pedido feito pelos setores.
As medidas anunciadas valem até o dia 17 de agosto. Até lá a prefeitura vai avaliar a evolução desses indicadores. Se houver crescimento, é possível que novas medidas mais restritivas voltem a ser adotadas.
Por isso, o prefeito deixou clara a necessidade da população colaborar e seguir com os cuidados para evitar a proliferação do vírus. Ficar em casa sempre que possível, usar máscara ao sair, evitar proximidade com as pessoas e lavar as mãos com frequência é um mantra que deve nos acompanhar sempre. Quanto mais nos lembrarmos disso, menos traumática deve ser o caminho até a superação da pandemia.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (568)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Siga-nos