Siga-nos

Em alta

COTIDIANO

VÍDEO: órgão de quase 100 anos da catedral de Blumenau volta a brilhar mesmo sem restauro concluído 

Tubos da fachada ainda serão recuperados. Foto: Paulo Eduardo Visconti, divulgação

A pandemia atrasou um pouco os trabalhos, mas o órgão de tubos da Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, segue ganhando cuidados especiais na busca pelo restauro completo do valioso instrumento. Já faz um ano que todas as peças estão sendo desmontadas, limpas e, se necessário, recuperadas ou substituídas. A previsão é que tudo esteja concluído até novembro.

Pedaleira com cara de nova. Foto: Paulo Eduardo Visconti, divulgação

O trabalho está sendo coordenado a seis mãos. O Frei Lauro Both, de Petrópolis (RJ), é especialista nesse tipo de restauro e vem para Blumenau sempre que possível para colocar a mão na massa. Aqui ele conta com a ajuda do regente do Coral Santa Cecília, Paulo Eduardo Visconti, e da esposa dele, Vanessa de Sousa.


O órgão foi fabricado na Alemanha em 1926. Com quase 100 anos, requer cuidados minuciosos. Visconti conta que de abril a junho o instrumento emudeceu por completo para reparos nas peças que geram o som, como teclados, tubos, válvulas e pedaleira.

Parte interior do órgão. Foto: Paulo Eduardo Visconti, divulgação

Ainda há muito trabalho pela frente. A afinação e entonação dos tubos dependem do Frei Lauro, que só poderá vir à cidade quando a pandemia arrefecer. Também falta pintar e revisar os tubos da fachada. Enquanto isso, sempre que possível, o instrumento volta a soar no Centro da cidade.


whatsapp
telegram

Teclado é uma das partes do instrumento que estão sendo recuperadas. Foto: Paulo Eduardo Visconti, divulgação

Recentemente os corais Santa Cecília e Santa Isabel gravaram um clipe com o tom celestial do órgão. Respeitando o distanciamento exigido pelas circunstâncias, cada coralista gravou a parte que lhe cabia em casa e depois tudo foi montado com uma boa edição de vídeo. Conta o maestro e organista Paulo Eduardo Visconti que o serviço foi trabalhoso, mas o resultado comprova que valeu a pena. Confira abaixo.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *