Siga-nos

Em alta

COTIDIANO, TRAGÉDIA

Novas réguas de medição do nível do rio Itajaí-Açu serão instaladas até o fim do mês no Centro de Blumenau 

escadaria réguas
Corrimão dará mais segurança aos técnicos que farão a medição do nível do rio Itajaí-Açu. Foto: Pancho

Se tudo sair como programado, na semana que vem teremos instaladas as novas réguas para medição do nível do rio Itajaí-Açu no talude da Avenida Beira-Rio. Elas serão instaladas junto a uma das escadas que está um pouco depois da ponte Adolfo Konder, levando em conta a direção do fluxo de veículos da avenida.

Na semana passada, técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) estiveram na cidade para medir, definir e perfurar o local de cada régua. Agora, segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina, a equipe vai voltar na próxima semana para fazer a concretagem e instalar os equipamentos.


Ao município coube dar estrutura ao acesso às escadas e instalar o corrimão dos dois lados, o que também foi concluído na semana passada. O estado entrou com as réguas e a mão de obra especializada na medição e instalação. As estruturas que servirão de base para as réguas foram doadas pela Electro Aço Altona.

Histórico

As novas réguas vão substituir as antigas, que ficavam junto à ponte Adolfo Konder. Elas foram levadas pelas águas do rio junto com parte do talude na enchente de 2011. Uma régua provisória foi instalada em um dos pilares de sustentação da ponte, mas com a duplicação da estrutura ela ficou escondida.


whatsapp
telegram

Hoje o nível do rio Itajaí-Açu é verificado por um sensor instalado na ponte que pertence à Agência Nacional de Águas (ANA). Se a transmissão for interrompida, ficamos sem medição e sem previsão em caso de enchente. Quando as réguas forem instaladas elas voltarão a ser a referência oficial para o município.

Mais Postagens

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *