Siga-nos

Em alta

CULTURA E LAZER

Livro de escritor e ilustrador de Blumenau vence o prêmio Jabuti, referência na literatura nacional 

Livro Carona
Capa do livro Carona, de Guilherme Karsten. Foto: divulgação

Essa é daquelas notícias que dá gosto de publicar. O livro Carona, do blumenauense Guilherme Karsten, foi o vencedor de uma das categorias do renomado Prêmio Jabuti, para muitos o mais importante reconhecimento da literatura nacional. A obra, publicada pela editora Companhia das Letrinhas, ficou em primeiro lugar na categoria Ilustração do eixo Produção Editorial.

Não é o primeiro prêmio conquistado por Guilherme, que é escritor e ilustrador. Do escritório dele, no bairro Itoupava Norte, já saíram livros que venceram importantes concursos na China e na Eslováquia. Também recebeu menção honrosa em Portugal e foi finalista na Coreia do Sul.

Aqui no Brasil ele já havia chegado à final do Prêmio Jabuti em 2018 e 2020 com o livro Agora! e Aaahhh!. Também já ganhou por duas vezes o Selo Cátedra 20 Unesco e venceu o concurso Novos Ilustradores da Livraria da Vila. Neste ano ele conquistou o bronze no prêmio da Biblioteca Nacional com o livro A Caçada.

Guilherme Karsten
Guilherme tem o estúdio no bairro Itoupava Norte. Foto: arquivo pessoal

Carona é um livro infantil, especialidade de Guilherme, que conta a história de um surfista aventureiro. A caminho de mais algumas horas sobre a prancha, ele dá carona para os mais diferentes personagens, de mergulhador a jacaré e ladrão.

Biografia

Guilherme nasceu em 1982 aqui em Blumenau. Cursou o ensino fundamental completo na Escola Básica Municipal Machado de Assis e já naquela época aproveitava as férias para produzir os próprios gibis.

Livro Carona
Ilustração de duas das páginas do livro Carona. Foto: divulgação

Chegou a se desfazer das produções da adolescência pensando que não conseguiria sobreviver do ofício, mas reencontrou a arte de ilustrar na Studio Belli, aqui de Blumenau. De aí em diante a carreira só decolou.

Como ilustrador, Guilherme já tem cerca de 40 obras publicadas. Como escritor são quatro e outras três estão a caminho da publicação. Ultimamente ele tem dividido o trabalho entre editoras brasileiras e estrangeiras.

wwhatsapp
ttelegram

Em 2020, quando eu ainda estava na NSC, publiquei um perfil do nosso talento na série Um Rosto. Essa série, aliás, foi um dos trabalhos mais gratificantes nos últimos anos. Nela revelei pessoas e histórias da nossa cidade e foi um braço do projeto Um Rosto por Dia, que espero retomar algum dia.

1 Comment

  1. Guilherme Karsten

    Texto completíssimo! Obrigado Pancho, e parabéns pela tua qualidade jornalística 🙂
    Um abraço!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *