Se tudo correr como previsto pelo poder público, daqui a dois anos teremos, enfim, um museu que conte a história da Oktoberfest de Blumenau. A ideia é fazer com que a próxima cervejaria oficial da festa construa a estrutura no Parque Vila Germânica. E não só isso. Ela terá que erguer também uma espécie de boulevard com estrutura fixa na área em frente ao setor 4, o Eisenbahn Biergarten, onde hoje é montada uma grande tenda para abrigar o que podemos chamar de praça de alimentação da festa.
O edital para escolha da nova cervejaria será lançado pelo Parque Vila Germânica nos próximos meses, mas a contrapartida na forma de construção do museu e do boulevard já estão definidas. É o mesmo modelo usado em 2015 quando a Eisenbahn ergueu o setor 4 do Parque Vila Germânica ao vencer a concorrência.
Necessidade antiga
Faz tempo que a cidade precisa de um museu que conte com competência a trajetória da nossa maior festa. Desde a origem, seja ela de fato atribuída às enchentes ou não, até os dias atuais — 36 edições depois — história é o que não falta para contar.
Chegamos a receber mais de 1 milhão de visitantes nas edições do início dos anos 1990. A festa teve várias facetas até chegar a que hoje é adotada com sucesso. Até mesmo o inédito fato de não termos a Oktober em 2020 já faz parte de todo esse roteiro.
Hoje, turistas têm que se contentar em dar uma espiada nos pavilhões vazios para matar alguma curiosidade sobre o nosso grande evento. Nem mesmo os brinquedos da Planetapeia estão à disposição de quem gostaria de conhecer um pouco mais sobre a Oktoberfest. Até ano passado era no Museu da Cerveja que o turista podia ver alguns trajes usados pela rainha e princesas da festa.
Ter um Museu da Oktoberfest é desejo antigo. Em 2012 o ministro do Turismo chegou a anunciar alguma verba para essa finalidade, mas a promessa ficou no discurso. Não evoluiu. Que venha de uma vez por todas a atração que tem tudo para ser uma das mais visitadas da cidade. Especialmente se o profissionalismo desejado for usado em favor de uma montagem digna da maior festa alemã das Américas.
Confira outras imagens do Museu da Oktoberfest e do boulevard
3 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (588)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Espero que eu não apareça nas fotos kkkkkkkk
Sabes onde será construído o museu lá na Vila Pancho?
Oi, Ramon. Não há definição quanto ao local.