Discretamente, a média móvel de novos casos de covid-19 em Blumenau só aumentou entre a última semana de 2020 e a primeira de 2021. Nesta sexta-feira, 8 de janeiro, o número chegou a 177, crescimento de 37% em relação à média de 129 casos novos registrada há 14 dias. Segundo os especialistas, essa variação confirma que há aumento de casos na cidade.
Outro indicador que mostra esse crescimento é o de novos casos registrados nas semanas epidemiológicas, que começa no domingo e termina no sábado. A atual semana epidemiológica já tem mais casos que a anterior, mesmo sem o número deste sábado, que só será divulgado no fim do dia.
São 1,1 mil casos de domingo a sexta, 14% mais que os 961 registrados na semana anterior e 24% mais que os 885 da semana que terminou no dia 26 de dezembro. Na sexta-feira a prefeitura de Blumenau divulgou 159 novos diagnósticos da doença. No total já são 33.283 casos de covid-19 desde o início da pandemia.
Mortes aumentam
Em relação às mortes também há aumento dos números tanto na média móvel quanto nos números absolutos. Nesta semana epidemiológica já são 12 as mortes registradas, duas a mais que as 10 mortes da semana anterior. Lembrando que ainda falta o número de sábado.
Já a média móvel de mortes chegou a 1,71 na sexta contra 1,42 de duas semanas atrás. No total, 268 moradores de Blumenau morreram com covid-19 desde maio, quando foi registrada a primeira morte pela doença na cidade.
Internações estáveis
O número de internações não cresce como o de casos e mortes, mas estão em estabilidade num patamar classificado como alto pelo secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck. Nesta sexta-feira 95 pacientes com covid-19 estavam nos hospitais de Blumenau. Cinquenta e seis deles estavam em leitos de UTI e 39 em enfermarias. Há duas semanas eram 99 os internados, sendo que 57 estavam em unidades de terapia intensiva.
Apesar da sensação de que em breve teremos o início da vacinação em massa no país, é extremamente importante que as pessoas mantenham as medidas de prevenção, como uso de máscaras, a lavagem constante das mãos e o distanciamento social. Isso porque ainda não se sabe quando a vacinação começará e muito menos quando ela vai atingir o número de pessoas suficiente para conter o avanço do vírus. Tudo indica que 2021 ainda será um ano de sacrifícios em relação às medidas de prevenção e restrição.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (632)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Siga-nos