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INFRAESTRUTURA, TRÂNSITO

Estudo para nova rodovia como alternativa à BR-101 vem tarde, mas não deixa de ser luz no fim do túnel 


Provavelmente você já percebeu que a BR-101, principalmente entre Navegantes e Porto Belo, está sobrecarregada. É tanto trânsito que as marginais são usadas como alternativa. Pior no verão, quando o excesso de veículos faz o fluxo parar, a paciência evaporar e o sofrimento aumentar. Por isso mesmo é cada vez mais frequente o Waze te mandar para o litoral por Brusque, para evitar todo o estresse que a rota tradicional nos oferece.


Eis que o governo do Estado enfim acendeu uma luz no fim do túnel. Vai providenciar um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para implantar uma nova rodovia paralela à BR-101.

Esse estudo deve definir, por exemplo, o traçado da nova estrada, mas já se sabe que ela deve começar na própria BR-101, em Joinville e terminar em Biguaçu, passando por Guaramirim, Ilhota e Tijucas. O problema é a demora para o projeto sair do papel.


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Por enquanto, foi lançado o edital de licitação para contratar a empresa que fará esse estudo. Ela terá seis meses para concluir o trabalho, ou seja, o resultado provavelmente será apresentado no primeiro semestre do ano que vem, se nenhum contratempo surgir.

Próximos passos

Com base nesse estudo é que o governo do Estado vai definir o que fará, como fará e em quanto tempo fará. Seguindo a ordem natural dos processos, um projeto executivo deve ser encomendado, as licenças devem ser providenciadas, audiências públicas talvez sejam necessárias para, depois, contratar a construção da rodovia. Isso sem falar na inevitável discussão com os municípios sobre o melhor traçado, nem sempre norteada por necessidades técnicas.

Questão de anos, certamente. Não ficando para a próxima década, já me dou por satisfeito. O problema é aturar a BR-101 até lá. Cada vez mais me convenço que verão deixou de ser a época de praia. Quem diria!

nova rodovia estadual
Nova rodovia ficara entre a BR-101 e a SC-108. Foto: divulgação

3 Comments

  1. Adroaldo Pinto Pereira

    Incrementar o transporte maritmo não seria mais rápido e econômico?

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