Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Entenda porque morre mais gente de covid-19 na semana em que os demais números caem em Blumenau 

Blumenau registrou três mortes por covid-19 nesta quarta-feira. Chegamos a 16 óbitos na semana que ainda tem três dias e estamos a uma morte de igualar o número da semana passada inteira (17), a pior em relação às perdas de moradores de Blumenau para a doença. Ou seja, é muito possível que esta seja a pior semana da pandemia em Blumenau, se levarmos em conta apenas o número de mortos.

mortes
Evolução das mortes por covid-19 em Blumenau. A última semana termina no p´roximo sábado.

Pergunta que já fiz anteriormente ao prefeito Mário Hildebrandt chegou novamente ao secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, durante a entrevista coletiva da tarde desta quarta. Por que decidir por restrições mais brandas justamente na semana em que o número de mortes ainda é alto?


Krambeck disse o que respondeu o prefeito a este blog no início da semana. Segundo ele, as mortes que ocorrem agora estão, na maioria dos casos, relacionadas a internações feitas há semana atrás, quando o cenário era bem diferente e atingíamos o pico da pandemia em Blumenau. Parece sensato. Se assim for, o número de mortes diárias e semanais deve começar a cair na próxima semana. Seria a prova real da explicação dada oficialmente.

Casos e internações

Em relação aos casos novos o número diário segue em queda. Foram 94 diagnósticos em Blumenau nas últimas 24 horas, menos que os 141 registrados na terça e os 216 na segunda. Chegamos ao total de 10.510 caos de covid-19 na cidade desde o início da pandemia.


whatsapp
telegram

O número de internados também segue em queda — mais discreta — pelo quarto dia seguido. Nos hospitais da cidade havia às 15h desta quarta-feira 104 pacientes com a doença provocada pelo novo coronavírus. Cinquenta e oito deles estavam em leitos de UTI e 46 em enfermarias. A ocupação de leitos de UTI era de 62%.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *