Siga-nos

Em alta

COTIDIANO

VÍDEO: Moradora da região central de Blumenau flagra veado em terreno desmatado para obra de prédio 

veado na alameda
Animal caminhava tranquilamente em terreno desmatado no final da Alameda Rio Branco. Foto: reprodução.

Um veado foi visto em um terreno recentemente desmatado para a construção de um prédio em Blumenau. Foi na manhã desta quinta-feira, no entroncamento da Alameda Rio Branco com a Rua Hermann Huscher.


O animal foi avistado e filmado por Sônia Braga Varela, moradora do bairro Jardim Blumenau. É a primeira vez que ela vê essa espécie naquela região.

O terreno fica às margens do ribeirão Garcia. O animal parecia estar tranquilo e seguiu em direção à mata ciliar. No final do vídeo é possível ouvir duas pessoas conversando:

— Eles vão fazer esse prédio e vai acabar isso tudo, né.
— Vai.

População diminui

O biólogo Sérgio Althoff, doutor em Biologia Animal e professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), diz que é cada vez mais raro esse tipo de aparição. A espécie é muito visada por caçadores que atuam clandestinamente na região.


wwhatsapp
ttelegram

A diminuição da população de veados foi testemunhada por ele. Nos anos 2004 e 2005 Althoff passava seis noites por mês na mata do Parque das Nascentes pesquisando morcegos, objeto do estudo para o doutorado. No primeiro ano ele via um veado por noite. No ano seguinte a fiscalização diminui muito, segundo ele, e as aparições caíram para uma por mês.

Quando perguntei sobre o que fazer quando alguém avistar um animal como esse, ele foi taxativo: “Contemplem pois são privilegiados e provavelmente seus filhos e netos só poderão fazer isso, no futuro, apenas em zoológicos”.

Licenciamento ambiental

Em maio publiquei um texto sobre o corte de árvores no local. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade autorizou o corte desde que preservada uma faixa de 20 metros de mata a partir da margem do ribeirão.

Outra obra na mesma área é o alargamento da rua que ainda está em execução. A intervenção faz parte do conjunto de obras que a prefeitura executa na região Sul da cidade.

Assista ao vídeo

3 Comments

  1. JFN

    Extinção com autorização dos administradores de plantão.
    E assim rasteja Blumenau.

  2. Georg Sigmar Nuber

    A extinção da taxa humana se aproxima mais rápido que se pode esperar, não respeita a vida da outras espécies!!!

  3. Lauro Eduardo Bacca

    Chega de desculpas de que há coisas mais urgentes e que não dá pra fiscalizar a caça criminosa. Já ouço essa desculpa esfarrapada há quase 50 anos, MEIO SÉCULO!!! As autoridades têm que agir e rápido. Até o município pode fiscalizar a caça, é só querer.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *