Siga-nos

Em alta

CULTURA E LAZER, INFRAESTRUTURA, TURISMO

Rua XV de Novembro vai ganhar revitalização e margem esquerda deve sair do papel em 2023 

Reurbanização Rua XV de Novembro.
Cores e formas que marcavam a Rua XV depois da reurbanização devem ser recuperadas, Foto: Eraldo Schneider, divulgação

A prefeitura de Blumenau estuda revitalizar a Rua XV de Novembro, principal via comercial da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Mário Hildebrandt, durante a inauguração da nova praça Dr. Blumenau na noite desta segunda-feira.

A revitalização deve se concentrar no pavimento (paver) e no mobiliário. Antes de definir exatamente o que será feito, um teste está sendo preparado para a próxima semana.

A ideia é limpar um pedaço de 400 metros quadrados da rua para analisar se compensa estender o serviço para os 1,6 mil metros de extensão da via. Se a limpeza não for viável, muito provavelmente o paver será trocado por outro com garantia maior do que a do material que foi usado na virada do século.

O objetivo da prefeitura é devolver as cores e as formas da Rua XV de 20 anos atrás, quando a via foi reurbanizada. Muita gente nem percebe, mas os pavers coloridos da rua reproduzem no chão as formas de algumas fachadas de prédios históricos da via. Com o tempo e a sujeira, esse aspecto da via passa despercebido hoje.

wwhatsapp
ttelegram

Além do pavimento, o mobiliário também vai ganhar atenção. Lixeiras, bancos e outros equipamentos devem ser substituídos.

Margem esquerda

Parque Linear da Margem Esquerda
Projeto de urbanização da margem esquerda será revisado. Foto: divulgação

Outra novidade divulgada pelo prefeito Mário Hildebrandt na noite de segunda-feira é a decisão de urbanizar a margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, no bairro Ponta Aguda, com recursos próprios. No passado, o governador em exercício Eduardo Pinho Moreira chegou a dizer aqui em Blumenau que a obra seria bancada pelo governo estadual, o que nunca ocorreu.

Essa urbanização transformará a margem esquerda numa espécie de parque ciliar. Da Ponte de Ferro até a Prainha haverá ciclovia, pista de corrida, passeio e mirantes.

Uma revisão no projeto deve começar nas próximas semanas. O objetivo é tirar o projeto do papel em 2023.

7 Comments

  1. Arninho buerger

    O prefeito está fazendo uma administração admirável no que toca a obras. Rua quinze precisa de uma repaginação. Ela perdeu o charme em função do tempo. Voltará o orgulho e entusiasmo de sua reurbanização.

  2. JF

    Bom dia.
    Será, que dessa vez, a população terá direito de participar da discussão e propor alternativas ao projeto da margem esquerda, antes do início das obras?
    Já se tentou, no passado, sem sucesso.

    1. Celso

      O projeto já está pronto a tempo, amigo! Muito democratismo não dá em nada. É um querendo pisar na cabeça do outro e no fim da no que deu até hoje. Deixa o Prefeito fazer o que é melhor. Ele foi eleito para fazer isso.

  3. marcelo silveira

    Pancho, e o Frohsinn? Ainda está parado?

    1. Pancho

      O alvará deve estar para sair. Vou dar uma conferida! 🙂

  4. João Ernesto da Silva Jr.

    Uns Cafés e uns barzinhos nessa via deixaria o espaço com mais cara de europeu…

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *