Siga-nos

Em alta

INFRAESTRUTURA, SUSTENTABILIDADE, TRÂNSITO

Projetos de dois condomínios no entorno do Parque das Itoupavas, em Blumenau, somam 720 apartamentos 

Prime Park e Blu Ville
Localização dos empreendimentos projetados para a região Norte de Blumenau.

Os projetos de dois grandes empreendimentos na região Norte de Blumenau estão em análise na prefeitura de Blumenau. Um deles está previsto para ser erguido ao lado da anunciada ampliação do Parque das Itoupavas. O outro, a pouco mais de 500 metros de distância, praticamente às margens da BR-470.

O empreendimento vizinho ao parque está sendo chamado de Prime Park e prevê a construção de três prédios residenciais com 10 andares cada um e um edifício garagem com quatro pavimentos. O terreno de 13,8 mil metros quadrados receberia cerca de 24,5 mil metros quadrados de área construída.

No total são 240 apartamentos com 253 vagas de garagem e outras 247 para bicicletas. A estimativa dos empreendedores é de uma população aproximada de 720 pessoas, se todos os apartamentos estiverem ocupados.

Prime Park
localização do Prime Park, empreendimento que prevê três prédios residenciais e está em análise na prefeitura. Foto: reprodução, EIV

O outro empreendimento, batizado de Blu Ville, prevê a construção de cinco prédios residenciais de 12 andares cada um. Além disso, seriam construídos um posto de gasolina e dois prédios comerciais.

O terreno de 58,5 mil metros quadrados receberia uma área construída de 32,1 mil metros quadrados. Na parte residencial são 480 apartamentos com 487 vagas na garagem, 480 vagas para bicicletas e população estimada em 1.440 pessoas com todos os apartamentos ocupados.

Já o projeto do edifício comercial prevê uma estrutura com cinco andares, 256 vagas na garagem e 322 para bicicletas. A população estimada é de 540 pessoas se todas as salas forem ocupadas.

Impactos

No momento, uma comissão da prefeitura de Blumenau analisa o Estudo de Impacto de Vizinhança dos empreendimentos. É nesse estudo que são descritos os impactos que os prédios causarão no trânsito, no meio ambiente e em serviços públicos como educação, saúde, transporte coletivo e coleta de lixo.

Blu Ville
Projeto do Blu Ville, com cinco prédios residenciais à direita e prédio comercial e posto de combustíveis à esquerda. Foto: reprodução, EIV

É também nesse estudo que estão previstas as medidas de mitigação, ou seja, medidas que serão providenciadas pelo empreendedor para diminuir os impactos negativos que serão gerados com as construções. Entre essas medidas estão a terraplanagem da área de ampliação do Parque das Itoupavas, e os projetos executivos das pistas de skate e BMX.

Também estão entre as medidas mitigatórias a implantação da via de acesso ao empreendimento, que será a mesma que dará acesso à ampliação do Parque das Itoupavas, e a doação de um terreno para a construção de uma rótula para melhorar o acesso de quem vem da BR-470 em direção ao empreendimento. No total, as medidas mitigatórias somam R$ 2,5 milhões.

Prime Park
Imagem aérea do que pode ser o Prime Park. Foto: reprodução, EIV

Ampliação e arborização

O terreno onde deve ser erguido o Prime Park, ao lado do Parque das Itoupavas, pertence à ECO Administradora de Bens, do ex-deputado Jean Kuhlmann. Ele fez uma parceria com a LMR Participações e Investimentos, empresa de Itajaí e responsável pelo empreendimento.

Segundo Kuhlmann, os três prédios são a primeira etapa do empreendimento. Quando ele for concluído, outros projetos devem ser encaminhados para aprovação na prefeitura de Blumenau.

O ex-deputado e agora empresário diz que o empreendedor fez uma proposta de projeto de arborização do Parque das Itoupavas e vias do entorno e acesso à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade. A ideia é fazer com que cada morador seja responsável por uma das árvores a partir do momento em que o apartamento será entregue. Antes, a empreendedora planta e cuida.

Próximos passos

wwhatsapp
ttelegram

Depois de passar pela análise da Comissão Permanente de Análise de Estudos de Impacto de Vizinhança da prefeitura de Blumenau, os projetos devem ser avaliados pela população em audiência pública que ainda será marcada. Depois seguem para análise do Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan).

Se for aprovado, os projetos passam pelo trâmite normal em diversos órgãos da prefeitura para a emissão do alvará de construção.

2 Comments

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *