Siga-nos

Em alta

COTIDIANO, ECONOMIA E NEGÓCIOS, TURISMO

Projeto prevê construção de um boulevard gastronômico no terreno do antigo Jornal de Santa Catarina 

hutplatz
Arcos da fachada original serão mantidas. Foto: divulgação

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) de Blumenau analisou na tarde desta quarta-feira o projeto de construção de um boulevard gastronômico entre a Rua São Paulo e a Avenida Martin Luther, mais especificamente no terreno que abrigou o Jornal de Santa Catarina entre as décadas de 1970 e 1990 e, originalmente, a fábrica de chapéus Nelsa, na década de 1940. O imóvel que existia no local foi completamente destruído por um incêndio no final do ano passado.


hutplatz
Vista da esquina das ruas São Paulo e Indaial. Foto: divulgação

O proprietário do imóvel está disposto a investir cerca de R$ 25 milhões na atração que prevê, além de restaurantes, lojas e espaços para atividades culturais, como apresentações musicais e exposições. Uma exposição permanente contaria a história do imóvel histórico que foi destruído pelo fogo. O estacionamento, no subsolo, prevês quase 150 vagas para carros e 40 para bicicletas.

O projeto prevê a manutenção dos arcos da fachada da Rua São Paulo, única parte que resistiu ao fogo do ano passado. O imóvel era tombado pelo patrimônio histórico da cidade e por isso a fachada deve ser conservada. A pedido dos conselheiros, algumas adequações devem ser feitas no que foi apresentado e uma nova avaliação foi marcada para o dia 16 de dezembro.

hutplatz
Acesso ao boulevard pela esquina das ruas Indaial e Avenida Martin Luther. Foto: divulgação

whatsapp

telegram

O empreendimento já tem nome: Hutplatz, ou Praça do Chapéu em alemão. Se for aprovado no Cope dia 16, o projeto seguirá para avaliação do Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan). Se obter nova aprovação, seguirá o trâmite normal dentro da prefeitura para obtenção do alvará de construção.

Veja abaixo mais algumas imagens do empreendimento que ainda está sob análise dos conselhos municipais.

hutplatz
Interior do boulevard. Foto: divulgação
hutplatz
Deque entre os arcos da fachada e o boulevard. Foto: divulgação
hutplatz
Interior do boulevard. Foto: divulgação
hutplatz
Vista da esquina da Rua Indaial com a Avenida Martin Luther
hutplatz
Vista da Avenida Martin Luther. divulgação
hutplatz
Vista a partir da Rua Indaial. Foto: divulgação

3 Comments

  1. JFN

    Boulevard, conforme a Wikipedia, (francês, do neerlandês bolwerk/bolwark, com a mesma etimologia de baluarte), bulevar ou alameda é um termo que designa um tipo de via urbana, geralmente larga, geralmente projetada com alguma preocupação paisagística. O termo foi inicialmente introduzido na língua francesa em 1435 como boloard, e desde então foi alterado para boulevard.
    Do ponto de vista arquitetônico, o projeto é completamente antagônico, sem qualquer integração e relação com a fachada tombada como bem histórico. Dessa maneira, as razões de manutenção da fachada perdem qualquer sentido. Esperemos que os integrantes do COPE tenham bom senso e não permitam essa descaracterização.

  2. Anthue

    Parabéns aos proprietários, novos ares para o Victor Konder! Ótima iniciativa!

  3. Mário Hildebrandt é eleito prefeito de Blumenau, mas abstenção impede votação recorde na cidade - Pancho

    […] Projeto prevê construção de um boulevard gastronômico no terreno do antigo Jornal de Santa Catar… […]

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *