Siga-nos

Em alta

COTIDIANO, SAÚDE

Prefeitura relaxa restrições para hotéis, centros de formação de condutores e cerimônias religiosas 


O prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt anunciou na noite desta sextaf-feira mais alguns relaxamentos nas medidas restritivas que foram adotadas para combater a proliferação do novo coronavírus. Nos hotéis, por exemplo, será permitida a ocupação de até 30% a partir de segunda-feira. Nos centros de formação de condutores não há mais restrição de horário para as aulas. Segundo Hildebrandt, isso está determinado pelo governo do Estado.

Já a partir do dia 18 de agosto serão permitidos casamentos, batizados, crismas e comunhão nas igrejas de Blumenau. As normas para isso ainda serão estabelecidas pela Vigilância Municipal, mas valem as determinações do governo do estado para o limite de ocupação dos espaços. No caso das igrejas, só 30% da capacidade é permitida.

Números positivos

O prefeito disse que essas medidas só puderam ser relaxadas graças a gradativa queda nos números da covid-19 em Blumenau. Houve queda no número de internações em UTIs, casos novos e mortes.


No final da tarde desta sexta-feira 59 pacientes com covid-19 ocupavam leitos de UTI nos hospitais de Blumenau. É o menor número desde o dia 18 de julho, quando 58 leitos estavam ocupados. No dia 30 de julho foi registrada a maior ocupação, com 77 pacientes na terapia intensiva.

A cidade tem hoje 63 leitos regulares de UTI destinados a pacientes com a doença provocada pelo novo coronavírus. Além desses, os hospitais vêm ativando nas últimas semanas leitos provisórios que a prefeitura chama de “leitos de guerra”. Eles vinham sendo montados e ativados de acordo com a demanda com o limite de 31 leitos.


whatsapp
telegram

Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, a partir de segunda-feira esses 31 leitos estarão montados e ativados, podendo receber pacientes se for necessário. Falta apenas a habilitação por parte do governo do Estado para que os hospitais recebam o que lhes corresponde do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, a cidade terá 84 leitos de UTI prontos para receber pacientes a partir de segunda-feira.

Mortes e casos

Não houve registro de mortes entre moradores de Blumenau nesta sexta-feira. Ainda assim, esta já é a semana com o maior número de óbitos registrados desde o início da pandemia. Foram 17 de domingo até esta sexta. Na semana passada, de domingo a sábado, foram 16 mortes.

Em relação a.o número de casos, a cidade registrou mais 144 diagnósticos nas últimas 24 horas, totalizando 9.989 desde março. Nesta semana que termina no sábado já são 990 novos casos, contra 1.597 da semana passada.

1 Comment

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *