A prefeitura de Blumenau anunciou neste domingo uma série de novas medidas restritivas para a população da cidade. A ideia é diminuir a proliferação do novo coronavírus.
O decreto 12.724 foi assinado pelo prefeito Mário Hildebrandt e será publicado nesta segunda-feira. O documento proíbe a circulação de idosos na cidade e de integrantes de grupos de risco. Exceção será feita para quem tem que trabalhar, buscar atendimento médico, comprar alimentos ou remédios.
Outra medida é a suspensão do transporte público da cidade por 14 dias a partir de terça-feira. Pelo mesmo período estarão suspensas missa, cultos e outras cerimônias em templos de qualquer religião.
As aulas presenciais da educação infantil ao ensino superior, passando também pela educação de jovens e adultos, seguem suspensas pelo menos até o dia 7 de setembro.
Há mudanças também nos horários de estabelecimentos comerciais da cidades. Os shopping centers, por exemplo, devem fechar às 15h de sábado para só reabrir na segunda-feira. Outros estabelecimentos que estavam autorizados a funcionar até 22h terão que fechar às 20h. É o caso de lanchonetes, cafeteria,s food parks, bares, tabacarias e similares. Os restaurantes que podiam trabalhar até as 23h agora devem fechar às 22h.
A fiscalização também vai apertar nos responsáveis pelas residências em que houver aglomeração. Eles serão multados se for flagrado no imóvel qualquer evento que reúna pessoas que não moram nele.
A prefeitura também optou por suspender por 14 dias os serviços de transporte intermunicipal e interestadual de passageiros público ou privado. Já a circulação de veículos de fretamento para transporte de pessoas só acontecerá nos casos autorizados pela Seterb.
Nas ruas da cidade haverá a intensificação das blitze com fiscalização de excesso de velocidade e embriaguez. Principalmente das 22h às 3h.
Casos, mortes e ocupação de UTI aumentam
As medidas foram anunciadas pelo prefeito Mário Hildebrandt depois de ele anunciar que a cidade teve neste domingo 108 novos casos registrados de covid-19, chegando a 4.248. Também foi registrada mais uma morte, a 17ª entre moradores da cidade. O índice de ocupação dos leitos de UTI da cidade chegou a 76%, o maior desde o início da pandemia.
Ao terminar o anúncio o prefeito pediu a colaboração da população e disse esperar que estas sejam as últimas medidas restritivas para conter o avanço da covid-19 na cidade.
2 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (568)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
E os Supermercados viraram praça de diversão. Famílias inteiras passeando e se divertindo. Aí fica difícil mesmo.
[…] 12/07/2020 2 min de leitura […]