Um alerta foi feito pelo secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, em uma das lives desta semana, quando a prefeitura repassa informações sobre a pandemia na cidade. Tem gente sendo diagnosticada com covid-19 pelos laboratórios, clínicas e farmácias de Blumenau, mas a prefeitura não recebe a notificação.
Sempre que alguém fizer o teste para a doença em um laboratório particular, clínica ou farmácia, e o resultado for positivo, o estabelecimento é obrigado a notificar a prefeitura. Além disso, o paciente deve procurar um dos locais de atendimento para casos de covid-19 — ambulatórios gerais ou a central do Parque Vila Germânica — para receber as devidas orientações, o atestado médico e assinar o termo de isolamento. Esse contato também é necessário para que a saúde pública possa acompanhar o estado de saúde do paciente e das demais pessoas que tiveram contato com ele.
O problema é que já ocorreu de a pessoa receber o resultado positivo e reclamar dias depois nas redes sociais que não está recebendo atenção da Secretaria de Saúde. Isso porque nem ela e nem o laboratório, clínica ou farmácia onde o exame foi feito, notificou o caso na prefeitura, como está determinado por decreto municipal.
A diretora de Vigilância em Saúde, Jeckeline Sartor, disse que dois laboratórios e três clínicas da cidade foram multados por não notificar ou notificar com atraso os casos positivos da doença detectados por eles. Ela explica que houve uma mudança no sistema de inserção dos dados para tornar a notificação mais ágil, mas que todos foram capacitados.
Até agora a secretaria confirmou três casos de testes positivos na rede particular que não haviam sido notificados na prefeitura. Outros entraram no sistema com atraso. O número não é significativo, mas é suficiente para comprometer o trabalho feito para controlar as pessoas infectadas e evitar a disseminação do vírus na cidade. Além disso, é caso que deixa de entrar nas estatísticas oficiais.
Fica o alerta para quem fizer testes na rede particular de laboratórios, clínicas ou farmácias. Se o resultado for positivo é importante que a pessoa procure atendimento médico, particular ou público, para que possa ser avaliada, medicada e, se for o caso, assinar o termo de isolamento e receber o atestado médico.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (605)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Siga-nos