A decisão de suspender a proibição de idosos no transporte público de Blumenau repercutiu na live diária do prefeito Mário Hildebrandt e do secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck. Hildebrandt se diz preocupado com o futuro do combate ao novo coronavírus na cidade e Krambeck disse que a decisão da Justiça é equivocada.
Blumenau havia proibido a presença de idoso nos ônibus da cidade na semana passada, mas a medida foi contestada pela Defensoria Pública o Estado que entrou com uma ação na Justiça. Decisão desfavorável ao município saiu na noite de quarta-feira.
- Blumenau registra 85 novos casos de covid-19, mas número da semana já é maior que na semana passada
- Com 200 vagas abertas, Fort Atacadista prevê segunda unidade em Blumenau para outubro
O prefeito Mário Hildebrandt disse que vai cumprir a decisão, mas também vai recorrer da decisão no Tribunal de Justiça. Segundo ele, permitir que os idosos usem o transporte coletivo pode fazer com o número de internações aumente, o que pode comprometer o atendimento nos hospitais de Blumenau.
— Se essa situação continuar, eu penso que temos um risco muito grande de ter um aumento expressivo nos casos de UTi, expressivo nos casos de óbito e, talvez, até de gerar um lockdown na cidade de Blumenau.
A Defensoria Pública do Estado deixa claro que a ação foi necessária porque a proibição prejudica aqueles que têm no transporte coletivo o único meio para ir ao trabalho, à farmácia, ao médico e ao supermercado.
— A defensoria não quer que idosos, ou qualquer pessoa que não precise, saia de casa e faça uso do transporte público — esclarece o defensor Fernando Correa, um dos autores da ação.
Os defensores defendem que a proibição é discriminatória, já que apenas idosos estão privados, em detrimento de outros grupos também de risco. Além disso, pessoas com mais de 60 anos que têm transporte próprio ou condições de pagar por táxi e aplicativos de transporte individual ainda teriam direito de escolha, diferentemente de quem não pode pagar por isso.
3 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (568)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Alem de terceirizar a Incompetência da Ciência é importante frisar que o decreto municipal é INCONSTITUCIONAL
Suspeita de óbitos de idosos induz mas não qualifica que a caus seja o vírus chinês,
O prefeito deveria saber que a maior parte da ocupação das UTI / Óbitos fica por conta de acidentados de motociclistas que trafegam em Não Conformidade pelas ruas da cidade e não pelos idosos de Blumenau.