População avalia mudanças de zoneamento em Blumenau que podem afetar a qualidade de vida das pessoas
ATUALIZAÇÃO: A AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI CANCELADA POR RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PUBLICO.
Trinta e quatro pedidos de alteração de zoneamento serão avaliados pela população blumenauense nesta quinta-feira. Uma audiência pública virtual será realizada pela prefeitura de Blumenau para ouvir a população sobre os prós e contras dessas possíveis mudanças.
A maioria das mudanças foi proposta pelos donos dos terrenos de olho em possíveis empreendimentos imobiliários. Tem zona de proteção ambiental que pode virar zona comercial, regiões residenciais que podem virar área industrial e outras possibilidades, sendo que a maioria estimula a maior ocupação desses terrenos, seja para construir casas, edifícios, lojas ou indústrias.
Há prós e contras em mudanças desse gênero. O pessoal que tem na frente de casa uma zona de proteção ambiental que vai virar loteamento muito provavelmente vai perder qualidade de vida. Por outro lado, o movimento maior de pessoas pode aumentar a segurança e estimular pequenos negócios. Tudo deveria ser levado em conta e por isso a participação da comunidade é tão importante.
A audiência será neste dia 11 de março, das 19h às 22h no endereço https://youtu.be/jVJJh3LseTs. O material que vai ser avaliado pode ser baixado neste link. Para se inscrever na audiência, preencha os dados deste link.
Depois da audiência as propostas serão avaliadas pelo Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan). Só depois disso é que elas seguem para análise e votação na Câmara de Vereadores.
5 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (585)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
[…] 09/03/2021 2 min de leitura […]
A meu ver perdemos todos quando não temos um planejamento considerando efetivamente os impactos ambientais que interferem na qualidade de vida da população como, trânsito, ruído, água, esgoto, resíduos solidos e líquidos.
O bairro que moro, Vila Nova é um exemplo, trãnsito já caótico, estacionamento, circulação, enxurradas que alagam. Já a quantidade decedificações em construção fará com certeza um impacto considerácem agora sem planos bem dimendionsdos oelobpoder público que nos representa, complica.
Perdemos todos com essas mudanças de zoneamento, pressionadas pela especulação imobiliária e o lucro rápido e fácil.
Pensa-se que os técnicos que elaboraram o plano de zoneamento, que, em tese, teve participação popular, conhecem bem a cidade para, na lei, proporem o atual zoneamento.
Se essa premissa é verdadeira e se, ao que parece, o plano é recente, ou deveria ser, quais os reais motivos para as alterações e a quem beneficiam ?
Blumenau não tem Plano Diretor. Tem “Plano Alterador”. Prá que audiência pública se o que é definido em plano diretor não vale nada? Cadê o Ministério Público?
[…] a audiência pública virtual agendada para a noite desta quinta-feira que tinha como objetivo avaliar 34 pedidos de mudança no zoneamento da cidade. O prefeito Mário Hildebrandt acatou recomendação do Ministério Público e deve programar a […]