Siga-nos

Em alta

COTIDIANO, TRÂNSITO

Mudança no trânsito de Blumenau já foi testada e não deu certo; saiba porque a prefeitura insiste na medida 

Rua José Ferreira da Silva
Rua José Ferreira da Silva será fechada para o trânsito de veículos. Foto: reprodução, Google Maps.

A interdição da Rua Professor José Ferreira da Silva, que liga a Avenida Beira-Rio à Rua XV de Novembro no Centro de Blumenau, não é exatamente uma novidade. Quem lembra é o próprio secretário municipal de Planejamento Urbano, Éder Boron.


Logo da empresa XYZ

Segundo ele, a via já foi interditada com esse mesmo objetivo há alguns anos. Naquela oportunidade a experiência durou apenas um dia. Os resultados foram negativos e o poder público recuou na mudança que também tinha como objetivo melhorar o trânsito na região central de Blumenau.

Para justificar a insistência na interdição da pequena via, Boron explica que a dinâmica do trânsito no Centro hoje é diferente da dinâmica daquela época. Hoje a Beira-Rio tem uma quarta faixa a partir da Rua José Ferreira da Silva, a ponte Adolfo Konder foi duplicada e há também duas pistas para os veículos que saem da Rua São Paulo em direção à Rua Amadeu da Luz. Antes havia apenas uma.

  • No mapa acima, em vermelho é a rua que será interditada. Em azul e verde os possíveis caminhos para chegar à Rua 7 de Setembro.

O secretário também explica que há uma segunda mudança a ser implementada a partir de quinta-feira, dia 2. O acesso ao corredor de ônibus para os veículos que saem da Avenida Beira-Rio em direção à Ponte Adolfo Konder (Ponta Aguda) vai ser antecipado em 100 metros, o que deve ajudar os condutores que seguem essa rota.

  • No mapa acima, em vermelho é a rua que será interditada. Em verde o novo caminho a ser percorrido para chegar à Rua XV de Novembro.

Ainda assim, é bom deixar claro que, na prática, é um teste. Os resultados serão avaliados diariamente, em especial depois do feriado de 7 de Setembro, quando o trânsito deve voltar ao normal na cidade. Se por algum acaso a situação piorar em vez de melhorar, a rua deve ser reaberta.


wwhatsapp
ttelegram

Agora, se o trânsito de fato melhorar, o que vai ocorrer com a Rua José Ferreira da Silva? Boron diz que isso ainda será avaliado, mas nada impede que ela vire um minicalçadão para a passagem de pedestres entre a Rua XV de Novembro e a Avenida Beira-Rio.

4 Comments

  1. LEANDRO HENRIQUE KARASINSKI

    MEU-DEUS-DO-CÉU, impressionante a despreparo dessa equipe de planejamento viário. Vamos lá situar o secretário. Querido secretário, talvez vossa excelencia não saiba, mas antecipar em 100 metros a entrada da ponte, apenas vai oficializar algo que na prática já existe desde sempre, ou seja, solução inócua.
    Sobre a Rua São Paulo, é absurdamente previsível o congestionamento, assim como foi o congestionamento gerado pela nova ponte, com a ativação do semáforo. Será que esse secretário já viu a quantidade de carros que diariamente entram nessa rua e ficam parados na Namy Deeke para entrar na 7 ? Pois bem, imagina isso tudo lá no final da Beira-Rio cruzando com a São Paulo. Ó senhor, estamos ferrados com gente assim no comendo.

  2. Juliano

    Dê uma sugestão de como resolver ou atenuar o problema se o que você escreveu aqui todo mundo já sabe.. inclusive eu…

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *