A interdição da Rua Professor José Ferreira da Silva, que liga a Avenida Beira-Rio à Rua XV de Novembro no Centro de Blumenau, não é exatamente uma novidade. Quem lembra é o próprio secretário municipal de Planejamento Urbano, Éder Boron.
Segundo ele, a via já foi interditada com esse mesmo objetivo há alguns anos. Naquela oportunidade a experiência durou apenas um dia. Os resultados foram negativos e o poder público recuou na mudança que também tinha como objetivo melhorar o trânsito na região central de Blumenau.
Para justificar a insistência na interdição da pequena via, Boron explica que a dinâmica do trânsito no Centro hoje é diferente da dinâmica daquela época. Hoje a Beira-Rio tem uma quarta faixa a partir da Rua José Ferreira da Silva, a ponte Adolfo Konder foi duplicada e há também duas pistas para os veículos que saem da Rua São Paulo em direção à Rua Amadeu da Luz. Antes havia apenas uma.
- No mapa acima, em vermelho é a rua que será interditada. Em azul e verde os possíveis caminhos para chegar à Rua 7 de Setembro.
O secretário também explica que há uma segunda mudança a ser implementada a partir de quinta-feira, dia 2. O acesso ao corredor de ônibus para os veículos que saem da Avenida Beira-Rio em direção à Ponte Adolfo Konder (Ponta Aguda) vai ser antecipado em 100 metros, o que deve ajudar os condutores que seguem essa rota.
- No mapa acima, em vermelho é a rua que será interditada. Em verde o novo caminho a ser percorrido para chegar à Rua XV de Novembro.
Ainda assim, é bom deixar claro que, na prática, é um teste. Os resultados serão avaliados diariamente, em especial depois do feriado de 7 de Setembro, quando o trânsito deve voltar ao normal na cidade. Se por algum acaso a situação piorar em vez de melhorar, a rua deve ser reaberta.
Agora, se o trânsito de fato melhorar, o que vai ocorrer com a Rua José Ferreira da Silva? Boron diz que isso ainda será avaliado, mas nada impede que ela vire um minicalçadão para a passagem de pedestres entre a Rua XV de Novembro e a Avenida Beira-Rio.
4 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
MEU-DEUS-DO-CÉU, impressionante a despreparo dessa equipe de planejamento viário. Vamos lá situar o secretário. Querido secretário, talvez vossa excelencia não saiba, mas antecipar em 100 metros a entrada da ponte, apenas vai oficializar algo que na prática já existe desde sempre, ou seja, solução inócua.
Sobre a Rua São Paulo, é absurdamente previsível o congestionamento, assim como foi o congestionamento gerado pela nova ponte, com a ativação do semáforo. Será que esse secretário já viu a quantidade de carros que diariamente entram nessa rua e ficam parados na Namy Deeke para entrar na 7 ? Pois bem, imagina isso tudo lá no final da Beira-Rio cruzando com a São Paulo. Ó senhor, estamos ferrados com gente assim no comendo.
Dê uma sugestão de como resolver ou atenuar o problema se o que você escreveu aqui todo mundo já sabe.. inclusive eu…
[…] 01/09/2021 2 min de leitura […]
[…] 01/09/2021 2 min de leitura […]