Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Leitos de UTI de Blumenau estarão lotados em menos de duas semanas se ritmo de internação não diminuir 

A conta é simples. Em 18 de junho, 13 leitos de UTI em Blumenau estavam ocupados por  pacientes de covid-19. Uma semana depois eram 21 e duas semanas depois, 27. Ontem, depois de três semanas, eram 39. 

O aumento médio por semana foi de 44,5%. Se projetarmos esse percentual para o futuro, teremos 56 pacientes de covid-19 internados em UTI no dia 16. No dia 23 de julho serão 82. O problema é que a cidade tem, segundo a prefeitura de Blumenau, 63 leitos de UTI disponíveis para pacientes de covid-19.


Fica claro que se o ritmo de internação em UTI continuar o mesmo nos próximos dias, alcançaremos a lotação entre os dias 16 e 23 de julho. Confira o gráfico abaixo.

internação uti

O prefeito Mário Hildebrandt está ciente da situação. Tanto que ele já conta com a possibilidade de, se necessário, contar com as UTIs das cidades vizinhas, como Gaspar, Timbó e Brusque.

O prefeito espera também uma reação do governo do Estado, a quem cabe regular as internações em Santa Catarina. Segundo ele os hospitais da cidade praticamente não têm mais espaço para receber novos leitos de UTI.

Soma-se a isso outro problema que está sendo enfrentado nos hospitais. Falta pessoal para manter os leitos ativos e os devidos cuidados aos pacientes. Muitos profissionais de saúde de Blumenau estão afastados ou por terem sintomas da doença, ou por pertencerem aos grupos de risco.

Falta conscientização

Hildebrandt atribui o ritmo indesejado de internações à falta de conscientização da população e a problemas como o dos idosos no transporte público. Por duas vezes a prefeitura tentou limitar o acesso de pessoas maiores de 60 anos aos ônibus, mas foi impedida pela Justiça.


whatsapp
telegram

Em relação à população, o prefeito reforça que tem muita gente achando que a doença não é transmitida entre familiares e amigos. Para ele, enquanto houver confraternizações em casa, por exemplo, o vírus continuará se espalhando.

Sem dizer muito, Hildebrandt adiantou que novas decisões serão tomadas ao longo desta sexta-feira. Tudo indica que medidas mais restritivas serão anunciadas na live do início da noite, transmitida pelo Facebook da prefeitura de Blumenau.

1 Comment

  1. Silvana

    SR.PREFEITO NÃO É SÓ O TRANSPORTE PÚBLICO E SIM TBM O COMÉRCIO LOTADO POR IDOSO E CRIANÇAS O SR TEM QUE TOMAR PROVIDÊNCIAS… TBM EM QUESTÃO AO COMÉRCIO…

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *