Ganhou repercussão no Instagram uma postagem (veja no fim do texto) sobre um prédio que deve ser construído no bairro Ponta Aguda, em Blumenau. As imagens chamaram a atenção tanto pela altura do edifício quanto pelo desenho das fachadas, voltadas em blocos para diferentes regiões da cidade.
O anteprojeto do condomínio residencial Porto 77 prevê um prédio de 27 pavimentos com cerca de 30 apartamentos e quase 100 metros de altura. Deve ser, portanto, menor que o vizinho Grand Trianon, que tem 122 metros, mas com altura semelhante a do Ibiza, perto do Parque Ramiro Ruediger, que tem 94 metros.
A divisão em blocos tem uma explicação. Segundo o arquiteto Nicholas Alencar, autor da postagem na rede social e do conceito arquitetônico da obra, a ideia é proporcionar aos moradores a melhor vista possível que cada pavimento pode oferecer.
Alguns terão como vista principal a curva do rio e a Prainha. Outros terão como cenário a Ponte dos Arcos e a região do bairro Jardim Blumenau. Os que viverão mais alto poderão contemplar melhor o pôr-do-sol atrás do Centro da cidade.
Obra por administração
Quem encabeça o empreendimento é a Castelo Engenharia. A empresa só ergue edifícios por administração, ou seja, ela constrói o prédio para um grupo de investidores que vai bancar a obra.
Segundo um dos sócios da empresa, Guilherme Voltolini, o grupo já aprovou a ideia. Agora o projeto está sendo finalizado para ser encaminhado à prefeitura com o objetivo de obter o alvará de construção. A papelada deve ser entregue ao poder público em cerca de 30 dias.
Se for aprovado o prédio será erguido no terreno da churrascaria Ataliba, na Rua Porto Rico. Segundo Voltolini o terreno foi comprado e o restaurante deve mudar de lugar nos próximos meses.
Arquitetura local
Tanto Alencar quanto Voltolini destacam o desenho das fachadas como ponto alto do empreendimento. Segundo eles, Blumenau já foi pioneira em muitos aspectos, incluindo a arquitetura.
Eles contam que quando o renomado arquiteto Hans Broos projetou a sede da Cia Hering toda em concreto, muitos torceram o nariz. Anos mais tarde a obra virou referência em todo o Brasil e até no exterior. É esse protagonismo que, na opinião deles, a cidade deveria resgatar e esperam colaborar com o Porto 77, se o projeto obter as licenças necessárias para sair do papel.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Nicholas Alencar (@nicholasalencar) em
2 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (632)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Curioso pra ver a mesma imagem, já contemplando o View Home e o outro prédio na esquina da rua Uruguai com rua Chile – qual foi aprovado pra ser o mais alto de Blumenau, ambos da construtora Stein.
Esse visual da ponta aguda vai ser o mais fodástico de Blumenau quando todos esses prédios estiverem prontos. Ah grana pra comprar 1 apê ali.