Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Estudo que teve participação de Blumenau mostra que cloroquina não ajuda no tratamento da covid-19 

Foi publicado nesta quinta-feira no The New England Journal of Medicine o resultado de parte de um estudo que está sendo conduzido por mais de 80 instituições de saúde do Brasil, entre elas o Hospital Santo Antônio de Blumenau. De acordo com os resultados publicados, a cloroquina não mostrou eficácia no tratamento contra a covid-19.

O médico Adrian Paulo Morales Kormann, um dos coordenadores do estudo em Blumenau, explica que em todo o Brasil mais de 500 pacientes internados que não estavam em estado grave, 13 deles no Hospital Santo Antônio, foram monitorados em três grupos. Um deles recebeu o tratamento convencional. O segundo foi medicado com hidroxicloroquina e o terceiro com hidroxicloroquina e azitromicina.


Kormann diz que os três grupos evoluíram da mesma forma, sem qualquer alteração significativa entre eles, tanto na mortalidade, no tempo de internação e na cura. A única boa notícia é que os medicamentos tampouco se mostraram perigosos, ou seja, não causaram malefícios nos pacientes.

Outros braços da pesquisa estão em andamento e terão os resultados divulgados no futuro. São estudos com diversos medicamentos, entre eles a hidroxicloroquina, em pacientes que estão em outros estágios da doença.


whatsapp
telegram

3 Comments

  1. Blumenau vai receber 36 mil doses de hidroxicloroquina do governo federal - Pancho

    […] papel da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19. No estudo ficou comprovado que o medicamento não foi eficaz em pacientes internados que não estavam em estado […]

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *