Foi publicado nesta quinta-feira no The New England Journal of Medicine o resultado de parte de um estudo que está sendo conduzido por mais de 80 instituições de saúde do Brasil, entre elas o Hospital Santo Antônio de Blumenau. De acordo com os resultados publicados, a cloroquina não mostrou eficácia no tratamento contra a covid-19.
O médico Adrian Paulo Morales Kormann, um dos coordenadores do estudo em Blumenau, explica que em todo o Brasil mais de 500 pacientes internados que não estavam em estado grave, 13 deles no Hospital Santo Antônio, foram monitorados em três grupos. Um deles recebeu o tratamento convencional. O segundo foi medicado com hidroxicloroquina e o terceiro com hidroxicloroquina e azitromicina.
Kormann diz que os três grupos evoluíram da mesma forma, sem qualquer alteração significativa entre eles, tanto na mortalidade, no tempo de internação e na cura. A única boa notícia é que os medicamentos tampouco se mostraram perigosos, ou seja, não causaram malefícios nos pacientes.
Outros braços da pesquisa estão em andamento e terão os resultados divulgados no futuro. São estudos com diversos medicamentos, entre eles a hidroxicloroquina, em pacientes que estão em outros estágios da doença.
3 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
[…] 23/07/2020 1 min de leitura […]
[…] 23/07/2020 1 min de leitura […]
[…] papel da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19. No estudo ficou comprovado que o medicamento não foi eficaz em pacientes internados que não estavam em estado […]