Siga-nos

Em alta

EDUCAÇÃO, SUSTENTABILIDADE

Escolas públicas de Blumenau geram energia solar com equipamento doado pela Alemanha 

energia solar placa fotovoltaica
Foto: divulgação

Três escolas públicas da rede municipal de ensino de Blumenau vão gerar parte da energia consumida por meio de placas fotovoltaicas, com a energia solar. São elas as escolas básicas municipais Visconde de Taunay, na Itoupava Central, General Lúcio Esteves, na Escola Agrícola, e Conselheiro Mafra, na Velha Grande.


As instituições de ensino ganharam cada uma 32 placas fotovoltaicas que já estão instaladas e funcionando. Os painéis foram doados para o município pela Energie Agentur Blumenau (Agência de Energia Blumenau), fruto de um termo de cooperação entre Blumenau e a cidade alemã de Weingarten. O equipamento tem 25 anos de garantia.

Mais do que gerar parte da energia consumida pelas escolas, o sistema vai servir para conscientizar as crianças sobre os benefícios para o meio ambiente ao usar energias renováveis. Além de formar cidadãos mais conscientes, fica a esperança de que elas levem a mensagem para os pais e familiares.

Atuação regional

Além desses equipamentos, a Energie Agentur Blumenau também financiou a juro zero equipamentos para a instalação do mesmo sistema nas Escola barão do Rio Branco, em Blumenau, e a Cetisa, em Timbó. A sede do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), onde fica a agência de energia, também foi beneficiada.


ttelegram
wwhatsapp

Recentemente entrevistei o responsável pela agência no PAPO COM PANCHO. Marcelo Schrubbe passou mais de um ano na Alemanha para trazer toda a expertise dos europeus com esse tipo de iniciativa. O objetivo da agência é estimular a adoção da captação de energia solar aqui na região e com isso reduzir os índices de poluição e aquecimento global.

Clique aqui para assistir à entrevista com Marcelo Schrubbe.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *