Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: números de novos casos cai em Blumenau e impacto nas UTIs deve chegar nos próximos dias 


A média móvel de novos casos diários de covid-19 em Blumenau voltou a cair depois de dez semanas em alta. De acordo com o monitoramento feito pela prefeitura, a média móvel nesta quinta-feira foi de 122, número 24,4% menor que o registrado há duas semanas. Segundo os especialistas, índices acima de 15% mostram que o número de casos novos cai na cidade.


Em números absolutos, a queda também é visível. Na semana passada foram registrados 828 novos casos de covid-19 na cidade. O número é 31% menor que o registrado na semana anterior. Apesar da queda no número de novos diagnósticos, o que preocupa ainda são as internações em UTI.

Na quinta-feira, 43 pacientes com a doença estavam internados nos hospitais de Blumenau. É o menor número em 57 dias, mas o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, é cauteloso. Segundo ele, o índice de internação ainda é muito alto e o impacto da queda de novos casos só deve chegar às UTIs daqui a uma ou duas semanas.

Como o índice de internação na terapia intensiva ainda é alto, o índice de mortes por covid-19 também permanece alto. Nesta semana epidemiológica, que termina sábado, já foram registrados 10 óbitos, o dobro do que foi registrado em toda a semana anterior. Krambeck lembra que o número de mortes só deve diminuir depois que as internações em UTI diminuírem.

Segunda dose

A maior aposta da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde para acelerar a redução de todos os índices é a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19, que começa a ser intensificada nesta semana. O secretário deixa claro que não deve faltar vacinas para a segunda dose e reforça a importância das pessoas comparecerem na data agendada para receberem a imunização completa.


ttelegram
wwhatsapp

Mesmo com os números um pouco mais favoráveis, é extremamente importante que as pessoas mantenham as medidas individuais de prevenção. Ainda é necessário ficar em casa sempre que possível, usar máscaras ao sair, lavar as mãos com frequência e manter distância das pessoas. Quanto mais estivermos alertas, mais rapidamente deixaremos a pandemia para trás.

2 Comments

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *