Ainda é muito alto o índice de internação por covid-19 em Blumenau, principalmente em leitos de UTI. Nesta sexta-feira, 85 pacientes com a doença estavam em terapia intensiva nos hospitais da cidade. Eles usam todos os 66 leitos regulares mais 19 dos chamados “leitos de guerra”, que são montados de acordo com a demanda de maneira improvisada em diferentes setores dos hospitais. Segundo a prefeitura, ainda há nove leitos de guerra que podem ser montados.
Estamos no 20º dia consecutivo com mais de 80 pacientes nas UTIs. Nesse mesmo período a média móvel de novos casos de covid-19 caiu 52%. Nunca antes o número de internados demorou tanto para começar a baixar depois de uma queda nos casos novos.
Variantes são o fato novo
Para o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, as novas variantes do vírus que provoca a doença podem explicar o fenômeno. Elas são mais agressivas e levaram mais gente aos hospitais que nos outros picos. Em muitos casos o tempo de internação é também mais longo.
Krambeck diz que é difícil prever quando os leitos de UTI começarão a ser desocupados, mas ele acredita que nos próximos dias poderemos ver alguma oscilação. Mesmo porque o número de internados em leitos de enfermaria tem caído nas últimas três semanas, e isso é um indicador positivo. No dia 18 de março chegamos a ter 130 pacientes em enfermarias. Hoje são 83.
Mortes também seguem em alta
Com as UTIs lotadas, o número de mortes também não cai. Nos últimos 18 dias a média móvel de mortes tem estado acima de três por dia. Hoje foram confirmadas mais duas perdas entre os moradores de Blumenau com a doença. No total, perdemos 436 pessoas desde o início da pandemia.
Nesta sexta-feira também foram registrados 117 novos diagnósticos chegando a um total de 49.152 casos de covid-19 na cidade. A média móvel está em 107, queda de 40% em relação à média de duas semanas atrás. O período de queda no número de novos casos diários já dura 18 dias.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Siga-nos