Siga-nos

Em alta

COTIDIANO, SAÚDE

Covid-19: Médio Vale ignora alerta de órgão do governo estadual para que adote medidas mais restritivas 

Prefeitos do Médio Vale do Itajaí se reuniram virtualmente na tarde desta sexta-feira para uma avaliação regional do combate à proliferação do novo coronavírus. A recomendação da Central de Operações de Emergência em Saúde (Coes), ligada ao governo do estado, de suspender por completo as atividades não essenciais, como o comércio, não será acatada neste momento de maneira regionalizada. Cada município segue com os decretos e restrições individualizados, mas há quem se queixa dessa política.


O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, por exemplo, defende que os municípios do entorno deveriam restringir as atividades tanto quanto a cidade que ele comanda para aumentar o isolamento social e tornar o combate à pandemia mais eficiente. 

Poder ao estado

Pelo visto, medidas mais severas só viriam se a Justiça acatar os pedidos feitos pelo Ministério Público Estadual em ação civil pública. O objetivo do MP é obrigar o governo estadual a tomar decisões pelas regiões de Santa Catarina, acatando as recomendações feitas pelos órgãos sanitários.

Ou seja, se a Justiça entender que o Estado deve tomar as rédeas do enfrentamento, é muito provável que o governador aumente as restrições no Médio Vale do Itajaí. E se as recomendações da Coes forem acatadas, academias, comércio, bares e restaurantes — para citar alguns setores — seriam fechados.

Sem mudanças em Blumenau

O fim de semana chega sem previsão de mudanças importantes nas medidas de restrição que foram adotadas em Blumenau desde terça-feira para combater a proliferação do novo coronavírus. Na avaliação do prefeito Mário Hildebrandt os números da pandemia nos últimos dias foram um pouco mais amenos, mas uma análise mais detalhada só será possível no início da próxima semana.


whatsapp
telegram

Para ele, a cidade parece ter conseguido chegar a um equilíbrio, permitindo o funcionamento dos mais diversos setores da economia com algumas limitações e garantindo o atendimento nos hospitais.

Ainda assim ele reforça a necessidade de a população contribuir ficando em casa sempre que necessário, e tomando as medidas de precaução quando tiver que sair.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *