Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: média móvel de novos casos cai pelo sétimo dia seguido em Blumenau 


Blumenau registrou nesta sexta-feira 137 novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pela prefeitura. No total são 34.164 diagnósticos desde o início da pandemia, em março.

A média móvel de casos novos na cidade é de 125 nesta sexta, número 6% menor que o registrado há 14 dias. Segundo os especialistas isso demonstra que estamos em estabilidade em relação ao número de novos casos.


Por outro lado, esta sexta-feira foi o sétimo dia seguido com queda na média móvel. Se a tendência se confirmar na próxima semana, é muito provável que tenhamos queda também na comparação com o número de duas semanas atrás, parâmetro definido como seguro pelos especialistas.

Mortes em queda

A média móvel de mortes diárias também tem caído. Nesta sexta-feira esse número foi de 0,85. É a primeira vez desde 18 de novembro que esse índice fica abaixo de um.

Comparado com a média de 14 dias atrás a queda é de 46%. No total, 274 moradores de Blumenau morreram com covid-19 desde maio, quando foi registrada a primeira morte atribuída à pandemia.


whatsapp
telegram

Em relação aos internados, eram 94 os pacientes com covid-91 que estavam nos hospitais de Blumenau no fim da tarde de sexta-feira. A maioria, 54, estavam em leitos de UTI. O restante, 40, estavam em enfermarias.

Esse número tem se mantido estável desde o Natal, com pequenas oscilações. O índice de ocupação de leitos de UTI, segundo a prefeitura, é de 57%. Nos hospitais de Blumenau é possível ativar 94 leitos, se necessário.

Vacinação

No início da próxima semana a prefeitura de Blumenau vai divulgar o Plano Municipal de vacinação contra a covid-19. O anúncio será por transmissão pela internet, na segunda ou terça-feira.

Leia também: Finalmente um museu dedicado à história da Oktoberfest de Blumenau 

Segundo o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, a cidade está preparada para vacinar os moradores, seja qual for a vacina que ainda será liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A liberação deve ocorrer no domingo.

Muito provavelmente um espaço do Parque Vila Germânica será usado para aplicar a vacina. A vice-prefeita, Maria Regina Soar, disse nesta sexta-feira que será necessário agendamento para receber a vacina. Os detalhes serão divulgados na próxima semana.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *