Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: Blumenau tem queda de novos casos, mas internações e mortes ainda preocupam 


Blumenau registrou no fim de semana 410 novos casos de covid-19, sendo 239 no sábado e 171 no domingo. No total, a cidade chegou a 29.063 casos de moradores infectados desde o início da pandemia.

No domingo, a média móvel de novos casos foi de 304. Queda de 25% em relação a 14 dias atrás quando a média móvel era de 409. A oscilação acima de 15% indica, segundo os especialistas, que há queda no número de novos casos na cidade.


Se considerarmos os números absolutos em semanas epidemiológicas — que começam no domingo e terminam no sábado — o número de casos caiu 17% na última semana, passando de 2.533 no período de 29 de novembro a 5 de dezembro para 2.080 entre os dias 6 e 12 de dezembro.

Em compensação, o número de mortes e internações ainda preocupam. No fim de semana foram confirmadas três mortes de pacientes com covid-19. Uma delas ocorreu na sexta-feira à noite e duas no sábado.


whatsapp
telegram

Com isso, a média móvel de mortes no domingo foi de 2,28, 14% maior que a média móvel registrada há 14 dias. O índice indica uma estabilidade no número de óbitos na cidade. No total, até domingo, 228 moradores de Blumenau haviam morrido com o novo coronavírus.

Internações em alta

No fim da tarde de domingo 131 pacientes com covid-19 estavam internados nos hospitais da cidade. Praticamente metade, 65, estavam em leitos de UTI. Os outros 66 estavam em leitos de enfermarias.

O número ainda é 3% maior que há uma semana e 23% maior que há 14 dias. Em relação às UTIs, o índice de ocupação, segundo a prefeitura de Blumenau, é de 69% na cidade.

Recomendações

É importante observarmos as recomendações para evitarmos a proliferação do novo coronavírus a cidade. Especialmente nesta época de fim de ano, com movimento maior no comércio e as ceias de fim de ano.

Use máscara sempre que estiver fora de casas. Lave as mãos com frequência, usando álcool em gel ou sabão. Mantenha uma distância segura das demais pessoas e pense duas vezes antes de sair de casa.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *