Siga-nos

Em alta

COTIDIANO, CULTURA E LAZER, PAPO COM PANCHO

Antigamente em Blumenau: um recanto virtual para recontar a história que conhecemos da cidade 

antigamente em blumenau lorena karasinski
Lorena Karasinski, uma das integrantes do grupo, postou uma foto dela quando criança na Rua XV de Novembro, década de 1940. Foto: arquivo pessoal

Mais de 40 mil internautas fazem parte de um dos grupos mais movimentados do Facebook quando o assunto é Blumenau. Eles trocam fotos, documentos e informações sobre a história da cidade e enriquecem o que se sabe sobre a narrativa oficial do desenvolvimento da nossa região.


O grupo Antigamente em Blumenau é um arquivo histórico virtual, provavelmente tão rico quanto o oficial mantido pelo município. Cada postagem provoca discussões infindáveis a respeito dos mais diversos aspectos da foto ou documento. Onde? Quando? Quem? Por que? Se em algum tempo a curiosidade matou o gato, no grupo ela enriquece mentes sedentas por respostas e ajuda a recontar a nossa história pelos olhos de quem a viveu.

antigamente em blumenau
Corrida de DKWs na década de 1960. Foto feita na subida no Morro da Companhia pela Rua João Pessoa. Foto: reprodução, Facebook.
Logo da empresa XYZ

São mais de oito anos de engajamento. Criado pela arquiteta e amante de fotos antigas Patricia Schwanke, hoje o grupo tem outros quatro administradores para dar conta da curadoria, necessária para manter o foco da discussão.


whatsapp
telegram

Entrevista

Patricia participou do PAPO COM PANCHO desta semana. Mais que uma entrevista, aproveitamos para mostrar algumas das fotos mais comentadas do grupo, como a de uma corrida de DKWs pelas ruas de Blumenau ou a de um Ford modelo A subindo as escadarias da antiga Igreja Matriz no início do século 20.

antigamente em blumenau
Carro sobe escadarias da igreja na década de 1920, torre da matriz e Beira-Rio em construção na década de 1960. Foto: reprodução, Facebook

Também mostramos fotos do cotidiano das famílias — até mesmo da família da Patrícia —, de cenários que não existem mais, das enchentes e de curiosidades como a construção do Castelinho da Moellmann e da torre da nova Igreja Matriz, hoje catedral.

O PAPO COM PANCHO é um programa de entrevista que vai ao ar semanalmente no Facebook do PANCHO.com.br, no Facebook do Blog do Jaime, no YouTube do PANCHO.com.br e no YouTube do Gentes TV. Acompanhe abaixo a entrevista com Patricia Schwanke.

1 Comment

  1. LEANDRO KARASINSKI

    Esse grupo trouxe muita felicidade pra minha mãe Lorena Karasinski

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *