A tarde de quinta-feira exigiu muita paciência do motorista de Blumenau. Mais do que tem sido exigida nos últimos anos. Recebi depoimentos de pessoas que passaram por trechos de ruas praticamente paradas, especialmente no Centro.
Em um desses relatos, uma motorista que estava na esquina da Rua XV de Novembro com a Rua Amadeu da Luz levou 40 minutos para chegar ao cemitério São José. O trecho tem 740 metros e foi percorrido com velocidade média de 1,2 km/h.
Outra motorista que estava no Hotel Ibis Budget, na Rua Paulo Zimmermann, disse que permaneceu por 20 minutos no trecho até a esquina da Milium, na Rua 7 de Setembro. São 450 metros e velocidade média de 1,5 km/h.
Pós-Carnaval
O secretário municipal de Trânsito e Transporte, Alexandro Fernandes, diz que também recebeu reclamações de pessoas que estavam presas no trânsito na quinta-feira. Ele atribui os congestionamentos ao fato de a cidade ter voltado ao ritmo normal nesta semana, depois do Carnaval.
Além disso, a semana mais curta leva mais gente para as ruas ao mesmo tempo. Isso sem falar nas inúmeras obras viárias em andamento na cidade que, neste momento, ajudam a atrapalhar o fluxo de veículos.
Para completar, com a chuva que caiu muita gente deixou a moto e o ônibus de lado para circular de carro. Isso fica claro quando os números do transporte coletivo são analisados.
Fernandes diz que na quarta foi registrado o recorde de passageiros transportados em um dia no transporte coletivo desde o início da pandemia: 67 mil. A média tem sido de 65 mil e na quinta-feira esse número diminuiu para 62 mil.
Transporte coletivo
O secretário lembra que a cidade tem 280 mil veículos registrados e não há espaço para todos. A geografia da cidade também contribui para o problema, já que é difícil criar novas vias, como ocorreu mais recentemente com o prolongamento da Rua Humberto de Campos.
Para ele, o blumenauense deveria usar mais o transporte coletivo. Com a pandemia e a queda no movimento muitas linhas e horários foram retirados, mas com o crescimento gradativo da demanda a Blumob tem aumentado a oferta.
Nos próximos 60 dias, por exemplo, mais 10 ônibus devem passar a circular na cidade. A meta é chegar a 70 mil pessoas transportadas por dia em abril e a 80 mil na virada do ano.
Ainda assim estaríamos longe do ideal. Antes da pandemia eram transportadas mais de 100 mil pessoas por dia e o movimento já estava em queda. Ou seja, há um longo caminho pela frente para convencer o blumenauense a usar mais o ônibus e menos o carro.
10 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (569)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Ele anda de ônibus? Fácil falar….ninguém, que não precise, vai trocar o carro por um ônibus sem linhas suficientes e sem ar condicionado….
Verdade. Eu só uso transporte coletivo quando não tenho outra alternativa. É péssimo.
Na mosca
Outra causa desse aumento de carros é o tal do Uber. Já notaram que os Táxis sumiram e se multiplicaram os Ubers?
Juliano me desculpa mais não creio que o Uber seja culpado pelo.Aumento de carros nas ruas!Era de se espera,que o caos se instaladas no trânsito com o crescimento da Cidade.
Já estamos assim faz tempo q nada é feito, não colocam nem guardas na rua para poder ajuda, sai da Paulo Zimmermann até a Divinópolis quase 1hora e 15… até quando isso???
Sr. SECRETARIO fica o convite para que vc utilize o transporte público diariamente, junto com os políticos de nossa cidade.
Nenhum motorista vai pagar mais caro para deixar o carro na garagem e utilizar o ônibus que alem de caro, não tem itens básicos como, ar condicionado Temos que pensar tbm que só não existe a possibilidade de alargar determinadas ruas por falta de planejamento.
Bom, para isto ser possível, a Prefeitura teria que se empenhar em melhorar muito, mas muito mesmo a qualidade do transporte público em Blumenau. Além de aumentar muito a oferta de número de ônibus e a freqüência deles, principalmente entre os terminais, é imprescindível voltar a ter ar condicionado nos ônibus e nos pontos principais no centro da cidadr, como havia em administrações anteriores.
Todos os fatores trazidos na matéria contribuem para a piora da mobilidade. Mas o maior fator de todos não foi mencionado: a enorme inépcia dos (ir)responsáveis pela engenharia de tráfego em Blumenau. Devem possuir formação em qualquer área, menos engenharia de tráfego. De cada 10 medidas tomadas, 8 pioram a fluidez do trânsito, 1 melhora, e 1 é indiferente…
O que Blumenau precisa é de binários
Principalmente na região sul de Blumenau.