Siga-nos

Em alta

CULTURA E LAZER

Microscópio usado por Fritz Müller é uma das atrações de exposição que marca os 200 anos do naturalista 

microscópio Fritz Müller
Equipamento é guardado em cofre. Foto: divulgação

O velho e conservado microscópio da foto acima é uma das preciosidades relacionadas ao naturalista Fritz Müller que Blumenau herdou. Segundo o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais, Rodrigo Ramos, no passado o equipamento chegou a ser alvo de tentativa de furto. Por isso mesmo ele é guardado em um cofre, de onde poucas vezes sai. E uma dessas oportunidades se aproxima.

A partir do próximo dia 10 o microscópio ganha os holofotes em uma exposição que será aberta ao público com outros objetos e documentos que marcaram a vida do naturalista em Blumenau.

Logo da empresa XYZ

Outra raridade a ser exposta é um exemplar do livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin, enviado pelo próprio autor a Fritz Müller, no ano de 1860. O ambientalista alemão trocava correspondências com Darwin e ajudou o inglês a comprovar a teoria da evolução por meio de estudos realizados por aqui.

200 anos

A exposição “O Sábio mais Modesto” será aberta dia 10, às 20h, na Secretaria Municipal de Cultura. A mostra faz parte das comemorações do bicentenário de Fritz Müller. Outros eventos e atos serão organizados para marcar a data até dezembro. Não só em Blumenau, mas também em outras cidades, estados e países.

selo fritz Müller
Selo comemorativo dos 200 anos de Fritz Müller.

A partir deste mês, por exemplo, a Secretaria de Cultura passará a usar uma logomarca em comemoração aos 200 anos do cientista. Ela estará presente em ofícios e nas edições da revista Blumenau em Cadernos, por exemplo.

wwhatsapp
ttelegram

Em outra ação, três placas comemorativas serão instaladas em espaços importantes da cidade: uma no Museu de Ecologia Fritz Müller; outra no Monumento do cientista, localizado na Rua São Paulo, e uma no Mausoléu da Família Müller, localizado no Cemitério da Igreja do Espírito Santo, na comunidade luterana, Paróquia Centro.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *