Siga-nos

Em alta

ECONOMIA E NEGÓCIOS, TURISMO

Com tendência de rejeição, projeto de construção de loja da Havan no Centro Histórico é retirado de pauta 

havan centro histórico
do CopeImagem do projeto previsto pela rede varejista. Foto: divulgação

O projeto de construção de uma loja da Havan no Centro Histórico de Blumenau foi retirado da pauta da reunião do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) que ocorreu na tarde desta quarta-feira. Com isso, não houve votação. A decisão do representante da rede de retirar o projeto veio depois que o presidente do conselho, Eder Boron, colocou essa possibilidade e de ampla discussão sobre o tema, quando ficou clara a tendência de rejeição se o projeto fosse votado.


Os conselheiros discutiram por mais de uma hora e avaliaram o impacto da obra nos imóveis tombados pela relevância histórica e cultural deles e no Centro Histórico da cidade como um todo. O tema gerou polêmica, especialmente pelo impacto visual que uma cópia da Casa Branca — fachada típica da rede varejista — traria ao local em que a cidade nasceu e que guarda imóveis históricos tombados.


ttelegram

wwhatsapp

Havia no processo um parecer técnico de profissionais da prefeitura contrário ao projeto e quatro manifestações de entidades que também se mostraram contra a construção. Todos preocupados com a descaracterização do Centro Histórico e a ameaça ao potencial turístico, cultural e de lazer da região.

havan centro histórico
Imagem que tem como referência a Rua das Palmeiras, no canto direito de baixo. Foto: divulgação

Parte dos conselheiros que se manifestaram e justificaram a posição contrária deixou claro que as entidades que eles representam não são contra a instalação de um empreendimento no local, mas sim contra o impacto visual que esse projeto traria ao local. Surgiu de mais de um conselheiro a sugestão para que a rede elabore um novo projeto arquitetônico condizente com o Centro Histórico da cidade. Com a retirada do projeto, o empreendedor deve avaliar a possibilidade de apresentar uma modificação no projeto arquitetônico para nova análise e votação.

2 Comments

  1. Márcio V. Clemente

    Sugiro que a Havan se instale no local, mas que a construção física seja em estilo germânico e não americano.

  2. Juanita

    Concordo com Márcio

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *