A sexta-feira foi diferente na fábrica da Cerveja Blumenau, no bairro Itoupavazinha. Pela manhã a empresa iniciou a produção de uma bebida especial, cujo lançamento deve coincidir com o aniversário da cidade, em setembro.
A novidade é no estilo Bock e, além de aumentar o portfólio da empresa, marca uma homenagem histórica. A bebida é, de certa forma, um resgate da cerveja Bock que foi produzida no início do século passado pela Cervejaria Feldmann, no distrito da Vila Itoupava. Foi a primeira Bock produzida em solo brasileiro.
O rótulo da nova cerveja é praticamente uma réplica do rótulo usado pela Feldmann. Houve apenas a alteração de algumas expressões e a adequação à legislação vigente. A família Feldmann não foi esquecida e assina a fabricação da bebida junto com a cervejaria Blumenau.
Pesquisa e receita
A receita não é exatamente a que foi preparada na primeira metade do século 20. Não há registro do modo de preparo usado na época, mas um trabalho de pesquisa foi feito para tentar aproximar ao máximo os sabores.
Em conversa com os descendentes dos fundadores da Cervejaria Feldmann, a equipe da Blumenau ficou sabendo de detalhes importantes. O fogo do cozimento manual da época, por exemplo, dava um toque defumado à bebida, característica que estará presente na nova cerveja.
Outro aspecto importante na Bock da Blumenau é o fato de todos os ingredientes serem da nossa região. O malte é da Malteria Blumenau, empresa que vem crescendo e por isso mesmo vai ampliar o espaço para aumentar a produção. Já o lúpulo é da Vale Europeu, cultivado em Benedito Novo, empresa que quer ajudar a alavancar a produção do insumo em solo brasileiro.
História
A Cervejaria Feldmann funcionou de 1898 a 1954. Ficava onde hoje está o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava. No espaço ainda há uma espécie de memorial da cervejaria, com parte dos equipamentos que eram usados pela família, fotos e rótulos. O local foi escolhido pela família para aproveitar a qualidade e força da água, já que um rio passa pela propriedade.
As conversas com os descendentes renderam boas histórias. Ella Feldmann, aos 96 anos, tem viva a lembrança das mulheres da família vestindo aventais com bolsos onde colocavam quatro garrafas de cerveja e saiam na vizinhança para vender de porta em porta.
Planos futuros
Apesar da pandemia, a Cerveja Blumenau faz de tudo para seguir o planejamento feito em 2019. Segundo o sócio Valmir Zanetti, o faturamento cresceu 7% no ano passado e em 2021 esse índice já chega a 40%.
A fábrica tem capacidade de produção de cerca de 260 mil litros por mês e logo deve chegar à marca de 200 mil litros produzidos. A ideia é fazer, no futuro, a bebida chegar a todos os recantos do Brasil, com distribuição em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes.
A Blumenau foi lançada em 2015 e já tem 20 produtos na linha de produção, além das especiais e sazonais. Em cinco anos a marca soma mais de 30 premiações nacionais e internacionais.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (585)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Emocionada com a nova cerveja produzida como cópia da cerveja Feldmann , inesquecível para mim sendo neta do Sr. Heinrich Feldmann fundador da cervejaria Feldmann .