O Conselho Municipal de Desenvolvimento do Distrito da Vila Itoupava aprovou na segunda-feira a proposta de criação de um parque nos fundos do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava. A ideia vai passar agora por duas audiências públicas para então ser enviada à análise e votação na Câmara. Se for aprovada pelos vereadores, vai à sanção do prefeito e então o parque estará oficialmente criado.
Seria o primeiro parque municipal da região mais alemã da cidade, local cercado de belezas naturais. A proposta é usar áreas verdes e de preservação permanente que pertencem ao município e somam 20 mil metros quadrados. Já há também a aprovação do Conselho de Administração do Centro Turístico e Cultural e parecer favorável da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
De acordo com o intendente da Vila Itoupava, Leandro “Índio” da Silva, são três os principais objetivos da administração pública com a criação do parque: garantir a proteção da área, consolidar ações de educação com foco no meio ambiente e criar a possibilidade de reunir recursos por meio de multas ambientais, por exemplo.
O nome proposto para o parque é Claus Feldmann, um dos integrantes da família que por décadas manteve a Cervejaria Feldmann no imóvel que hoje é usado como sede do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava.
Complexo ambiental
Índio lembra que a região do Centro Turístico e Cultural ainda vai receber dois imóveis restaurados: A Casa Feldmann e o Salão Kunze servirão de base para uma área de eventos e espaço gastronômico que em conjunto com a estrutura existente criarão um grande complexo que poderá ser aproveitado por moradores e turistas. Com o parque, o complexo também passaria a ser ambiental.
É belíssima a mata atrás do Centro Turístico. Muita gente se aventura em uma trilha de poucos metros para apreciar uma cachoeira que há no local. Não há dúvidas de que a criação do parque agregaria imenso valor a toda a estrutura já existente e também àquela que ainda está para ser incorporada.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (569)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Apoio a criação do parque municipal sem dúvida alguma com a finalidade de educar, porém, “para criar a possibilidade de reunir recursos por meio de multas ambientais” não tem o meu apoio e refuto esta finalidade. Não podemos cometer erros assim.