Siga-nos

Em alta

COTIDIANO, CULTURA E LAZER, TURISMO

Apenas uma empresa participa da licitação para construir praça no Centro Histórico de Blumenau 

rosenplatz - praça das rosas
Imagem de como será a Rosenplatz no Centro Histórico. Foto: divulgação

A SLM Transporte e Construção foi a única empresa que manifestou interesse em erguer a Rosenplatz (Praça das Rosas) no Centro Histórico de Blumenau. O envelope com a documentação da empresa foi recebido na manhã desta terça-feira.

Agora a papelada será analisada pela comissão de licitação. Se tudo estiver certo, será aberto o envelope com a proposta de preço. A prefeitura fixou em R$ 2 milhões o valor máximo a ser pago pela obra. A praça deve ser erguida em oito meses a partir da assinatura da ordem de serviço.

A estrutura será erguida atrás dos prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (antiga prefeitura) e do Mausoléu Dr. Blumenau, no início da Rua XV de Novembro. O espaço prevê um café, lojas de artesanato de produtores locais, dois palcos ao ar livre com uma pequena arquibancada e banheiros públicos. Tanto o café como as lojas serão concedidos à iniciativa privada.

rosenplatz - praça das rosas
Imagem de como será a Rosenplatz. Foto: divulgação

Nos espaços comerciais o objetivo é valorizar o artesanato local. Já os palcos serão usados para apresentações artísticas dos mais diferentes gêneros. A Rosenplatz leva esse nome em homenagem ao fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Ele era apaixonado por rosas.

wwhatsapp
ttelegram

Espaço desejado

Mais que um importante espaço público de lazer e convivência, a praça terá importante integração com o jardim do Museu da Família Colonial, onde está o Cemitério de Gatos. Também será importante para a valorização do Centro Histórico, atraindo mais pessoas e movimento a uma região importante, rodeada de espaços culturais.

rosenplatz - praça das rosas
Imagem de como será a Rosenplatz. Foto: divulgação

A ocupação mais proveitosa dessa área já estava prevista no Centro Vivo. O projeto bancado pelos sindicatos do Comércio Varejista (Sindilojas), da Construção (Sinduscon) e da Habitação (Secovi) sugeria a criação de diversas áreas públicas ou mais humanizadas na região central de Blumenau. Outra sugestão que saiu do papel foi a reurbanização da Rua Curt Hering.

1 Comment

  1. Lauro Eduardo Bacca

    Pela imagem desta materia, senti falta de arvore para dar sombra, mas precisaria analisar melhor o projeto.Espero que com isso, se retorne o horto Edith Gaertner ao aspecto original, corrigondo sua a atual grotesca deturpacao

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *