A SLM Transporte e Construção foi a única empresa que manifestou interesse em erguer a Rosenplatz (Praça das Rosas) no Centro Histórico de Blumenau. O envelope com a documentação da empresa foi recebido na manhã desta terça-feira.
Agora a papelada será analisada pela comissão de licitação. Se tudo estiver certo, será aberto o envelope com a proposta de preço. A prefeitura fixou em R$ 2 milhões o valor máximo a ser pago pela obra. A praça deve ser erguida em oito meses a partir da assinatura da ordem de serviço.
A estrutura será erguida atrás dos prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (antiga prefeitura) e do Mausoléu Dr. Blumenau, no início da Rua XV de Novembro. O espaço prevê um café, lojas de artesanato de produtores locais, dois palcos ao ar livre com uma pequena arquibancada e banheiros públicos. Tanto o café como as lojas serão concedidos à iniciativa privada.
Nos espaços comerciais o objetivo é valorizar o artesanato local. Já os palcos serão usados para apresentações artísticas dos mais diferentes gêneros. A Rosenplatz leva esse nome em homenagem ao fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Ele era apaixonado por rosas.
Espaço desejado
Mais que um importante espaço público de lazer e convivência, a praça terá importante integração com o jardim do Museu da Família Colonial, onde está o Cemitério de Gatos. Também será importante para a valorização do Centro Histórico, atraindo mais pessoas e movimento a uma região importante, rodeada de espaços culturais.
A ocupação mais proveitosa dessa área já estava prevista no Centro Vivo. O projeto bancado pelos sindicatos do Comércio Varejista (Sindilojas), da Construção (Sinduscon) e da Habitação (Secovi) sugeria a criação de diversas áreas públicas ou mais humanizadas na região central de Blumenau. Outra sugestão que saiu do papel foi a reurbanização da Rua Curt Hering.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (563)
- CULTURA E LAZER (151)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (180)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Pela imagem desta materia, senti falta de arvore para dar sombra, mas precisaria analisar melhor o projeto.Espero que com isso, se retorne o horto Edith Gaertner ao aspecto original, corrigondo sua a atual grotesca deturpacao