Foi uma noite diferente. A cerimônia em comemoração ao aniversário da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) nesta segunda-feira deixou o salão de festas do Teatro Carlos Gomes, onde vinha ocorrendo nos últimos anos, e ganhou destaque maior no grande auditório Heinz Geyer.
A mudança tem sentido. A entidade empresarial mais antiga em atividade do estado completa 120 anos. E por todas essas décadas, com seus altos e baixos, ela continua sendo referência em associativismo, seja lutando por melhorias na infraestrutura da região ou amparando os empresários de todos os portes e áreas no enfrentamento à burocracia e aos períodos de economia bamba.
Desta vez, coube ao salão de festas receber anfitrião e convidados para um jantar poucas vezes visto nos aniversários da associação. A bela decoração deixou isso bem claro. Era, de fato, uma noite especial para uma comemoração especial.
Distanciamento explícito
Apesar de a Acib deixar bem clara, nos detalhes, a importância do evento, o governo do Estado também fez questão de deixar claro que o distanciamento político, no mais amplo sentido da palavra, segue vigente na relação com Blumenau.
A ausência do governador Carlos Moisés foi preenchida pela vice-presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Renata da Silva Wiezorkoski. Sem desmerecer a entidade e a dirigente, comemoração como essa merecia representante mais próximo do governador.
Cultura e história
Outro aspecto que chamou a atenção na cerimônia, desta vez positivamente, foi a apresentação de uma performance teatral com dança para contar um pouco da história da Acib e, por consequência, de Blumenau.
O competente trabalho teve como protagonistas o ator, produtor e diretor Pepe Sedrez e o coreógrafo e bailarino Rhuan Rodrigues. A produção também contou com a colaboração da diretora do Patrimônio Histórico-Museológico da cidade, Sueli Petry.
Tranquilidade
O presidente da Acib, Renato Medeiros, foi extremamente comedido nas palavras usadas no discurso. Assume postura diferente dos antecessores que, vez ou outra, aproveitavam o palanque para colocar na parede governos e promessas pífias.
Polido, sem enfáticas cobranças, Medeiros preferiu voltar a enfatizar a necessidade de apostar na educação, mesmo mote do discurso de posse. Destacou a necessidade de formar mão de obra qualificada, um problemão enfrentado por diversas áreas.
Reconhecimento
A vigésima edição do Prêmio Gustav Salinger teve na noite de segunda-feira a revelação dos vencedores nas seis categorias: Rei dos Cartuchos (Comércio), Rux Metalúrgica (Indústria), Zonta Team Personal Center (Serviços), Vino Marketing Digital (Case de Marketing), Proway (Case de Inovação) e Ana Paula Dahlke, do portal Economia SC (Jovem Empreendedora do Ano).
Duas categorias tiveram apenas um concorrente. Fica o desafio de tornar o prêmio ainda mais atraente para envolver os empresários de Blumenau. São poucos os interessados diante dos mais de 60 mil CNPJs cadastrados na cidade.
Sugestão bem-vinda
Discursando pelos patrocinadores, o diretor de polos da Unicesumar na região, Adriano Albano, fez uma sugestão que merece avaliação. Disse que em seis anos como jurado do prêmio Gustav Salinger viu cases e histórias muito boas e que mereciam estar publicadas em algum meio. Serviriam de inspiração para outros empreendedores.
A ideia é boa. Além de dar destaque aos que se destacam, ajudaria a fazer com que empreendedores voltem mais os olhos para o prêmio, para o Núcleo de Jovens Empreendedores, e para a própria associação.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (568)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Ler seu texto, prova a qualidade e a percepção do jornalista.
Agradeço imensamente a presença e a valiosa avaliação.
Obrigada