Há um colorido diferente na nova ponte do distrito do Garcia que vai ser aberta ao trânsito na manhã de sábado. Picolés foram pintados ao longo da estrutura para lembrar que, oficialmente, a ponte pode até se chamar Wilson Seiler, mas vai ficar conhecida pelo apelido dele: ponte do Mirelo.
Para quem não conhece a história, Wilson, mais conhecido como Mirelo, era um vendedor de picolé do bairro. Figura folclórica, daquelas conhecidas e respeitadas por todos que vivem e trabalham no entorno.
“Olha o picolé!” era o grito entoado por ele para se sustentar. Em outubro de 2017 Mirelo morreu atropelado na principal rua do Reino, como é carinhosamente chamado o bairro. Ele tinha 60 anos de idade, muitos deles vividos com o isopor a tiracolo.
Os picolés da ponte foram pintados durante a semana por integrantes do projeto Rota Urbana e Verde, criado a partir de uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e Relações Institucionais; Conservação e Manutenção Urbana; e Meio Ambiente e Sustentabilidade. A tinta foi doada pela irmã do Mirelo.
Mobilidade
A Ponte do Mirelo será mais uma ligação entre as principais ruas do Garcia. Para quem vem da Rua Amazonas o acesso é pela Rua Soldado Moacir Pinheiro, ao lado da Cooper. A via foi toda revitalizada, com ciclofaixa e nova sinalização. Também ganhou nova galeria de drenagem para evitar alagamentos.
Os veículos que vêm da Hermann Huscher podem acessar a ponte na nova rotatória que foi instalada em frente à Rua Paulo Eberard e faz parte do pequeno complexo viário. A pedido da comunidade, a pinguela que existe no final da Rua Soldado Moacir Pinheiro será mantida.
A obra custou cerca de R$ 8 milhões. A maior parte desse valor veio de uma emenda parlamentar do ex-senador Dalírio Beber. A contrapartida da prefeitura equivale a 13% do valor total.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
[…] 08/04/2021 2 min de leitura […]