Enfim teremos de volta às ruas de Blumenau a fiscalização eletrônica e os equipamentos que tanta falta fazem para o bom e seguro funcionamento do trânsito. A prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, lançou uma licitação para contratar uma empresa que fará os estudos com o objetivo de confirmar os locais previamente escolhidos para instalação desse equipamentos e definir qual equipamento será necessário em cada local.
Aqui estamos falando de três equipamentos. A lombada eletrônica reduz a velocidade dos veículos. O controlador de velocidade, semelhante a lombada eletrônica, faz com que os veículos não ultrapassem a velocidade máxima estipulada para a via. Por fim, teremos também (finalmente) o controlador de avanço de sinal para flagrar os apressados que insistem em acelerar antes do sinal verde. Esse equipamento pode ter simultaneamente o controlador de velocidade.
O secretário municipal de Trânsito e Transporte, Alexandro Fernandes, diz que a prefeitura já tem pré-definidos 45 pontos que precisam de alguma intervenção. O estudo a ser contratado vai confirmar a escolha e definir qual equipamento será utilizado em cada um deles.
Outro objetivo do estudo é cumprir a nova legislação de trânsito em relação à instalação desses equipamentos. Com os dados, a prefeitura terá o embasamento técnico necessário para comprar ou locar esses aparelhos.
A empresa que será contratada terá 90 dias para apresentar os estudos. Depois disso é que será lançada a licitação para adquirir os equipamentos. Alexandro acredita que até o fim do ano alguns dos aparelhos podem estar instalados.
Faixas elevadas
Além desses equipamentos eletrônicos, a prefeitura trabalha também na instalação de novas faixas elevadas na cidade. A ideia é ter mais 94 espalhadas pelos bairros em pontos estratégicos, com movimentação de pedestres, por exemplo.
A licitação para contratar a empresa que vai instalar essas faixas elevadas deve ser lançada até abril.
7 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Porque insistimos nessas faixas elevadas, que elevam em muito os gastos com manutenção de nossos veículos, já tão sofridos com a predominante buraqueira de nossas ruas. Pior ainda, essas faixas elevadas aumentam significativamente a poluição ambiental, maior emissão de poluentes e de consumo de combustível. Estamos na contramão, os motoristas é que precisam duma vez por todas respeitar as leis de trânsito, simples assim!
Porque preserva a vida das pessoas. Simples assim!
[…] 14/03/2022 2 min de leitura […]
Faixas elevadas, símbolo máximo do terceiro mundo.
Isso mesmo, um monte de mortes no trânsito violento desta cidade, terceiro mundo. No primeiro estão abolindo o uso dos CARROS.
E eu achei que não dava pra piorar, quanta ingenuidade! Essas faixas elevadas aí nada mais são, em sua grande maioria, lombadas disfarçadas de faixas. Já vi várias assim. Cheguei a ver uma que numa ponta não tem o passeio, só lama e buraco, e na outra tem um poste bem no meio. Acessibilidade? Fala sério! Isso é lombada.
Claro que dá; quantidade de veículos registrados em Blumenau 285.618, Quantidade de habitantes 361,855.
Vamos ter mais veículos que pessoas. Eu não vou ter lugar para caminhar, cidade pensada para carros e preguiçosos.