Siga-nos

Em alta

COTIDIANO

Chuva de julho foi 76% menor em Blumenau e nível mais baixo do rio Itajaí-Açu muda o cenário da cidade 

Estiagem pedras rio itajaí-açu
No Centro da cidade, formação rochosa aparece em épocas de estiagem. Foto: Pancho

De 1º a 31 de julho Blumenau registrou apenas três episódios de chuva. Todos com pouco volume de água. Com isso, no mês passado choveu 76% menos que a média do mês para a cidade. Segundo a diretora de Meteorologia do AlertaBlu, Tatiane Martins, foram apenas 30 milímetros, quando o normal seria algo em torno de 126 milímetros.


Com pouca chuva, o nível do rio Itajaí-Açu também diminuiu. Às 6h da manhã desta quarta-feira o nível era de apenas 17 centímetros. Durante o dia, influenciado pela maré, o nível sobe para quase um metro, mas logo baixa novamente.

Estiagem pedras rio itajaí-açu
Pedra da Lontra geralmente fica abaixo do nível normal do tio Itajaí-Açu. Foto: Pancho

Pedras expostas

A estiagem mudou o cenário do Rio Itajaí-Açu. Quem passa pela Beira-Rio ou pela Ponte do Salto percebe que aumentou a quantidade de rochas acima do nível do rio. No Centro da cidade a Pedra da Lontra, ou Pedra da Fome como alguns preferem, forma praticamente uma ilhota.

Estiagem pedras rio itajaí-açu
Estrutura de sustentação dos pilares da ponte Adolfo Konder ficam expostas. Foto: Pancho

Outras formações surgem quando a chuva diminui. Bem perto da Pedra da Lontra, junto à margem direita, sob a Ponte Adolfo Konder e na foz do Ribeirão da Velha, perto da Ponte de Ferro, é possível ver muitas pedras expostas. Na ponte Adolfo Konder as estruturas que dão sustentação aos pilares poucas vezes apareceram tanto.


wwhatsapp
ttelegram

Junto à Ponte do Salto o cenário é semelhante. Muitas rochas surgem com o nível do rio baixo, o que atrai aventureiros que buscam cruzar de uma margem a outra. A atividade não é recomendada pelo Corpo de Bombeiros, já que as pedras são escorregadias e a corrente do rio, traiçoeira.

Estiagem pedras rio itajaí-açu
Vista da ponte do Salto em direção ao bairro Itoupava Seca. Foto: Pancho

Segundo Tatiane, essa condição de estiagem deve continuar neste mês de agosto com chuvas abaixo da média, que é de 95 milímetros. Depois de agosto, com a proximidade da primavera, a tendência é que a chuva caia com mais frequência na cidade.

Abastecimento de água garantido

A estiagem, menos mal, não afeta a captação de água por parte do Samae para tratamento e distribuição para toda a cidade. Segundo o diretor técnico da autarquia, Ivo Bachmann Junior, mesmo com a diminuição na vazão e nos níveis do rio Itajaí-Açu é possível abastecer toda a cidade.

Veja mais fotos

Estiagem pedras rio itajaí-açu
Pedras surgem junto à foz do Ribeirão da Velha. Foto: Pancho
Estiagem pedras rio itajaí-açu
Margem esquerda revela pedras do enrocamento executado há alguns anos. Foto: Pancho

Estiagem pedras rio itajaí-açu
Até o pequeno pier flutuante usado pelos remadores do Clube Náutico América fica com parte da estrutura no seco. Foto: Pancho


Estiagem pedras rio itajaí-açu
Ponte Adolfo Konder. Foto: Pancho

Estiagem pedras rio itajaí-açu
Vista da ponte do Salto em direção ao bairro Salto Weissbach. Foto: Pancho

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *