O advogado e leitor André Jenichen já havia mandado uma foto, mas como passei pelo local nesta quarta, fiz eu mesmo o registro. Sim, um par de chuteiras foi amarrado no guarda-corpo da parte nova da ponte Adolfo Konder, entre o Centro e o bairro Ponta Aguda.
Segue, de certa forma, a tendência lançada pelo prefeito Mário Hildebrandt no dia da inauguração de colocar um cadeado na estrutura com as iniciais do casal apaixonado. Se assim continuar, daqui a pouco podemos ver algo mais além de cadeados e chuteiras.
Como eu estava no local, me dei o trabalho de contar os cadeados que já foram presos ao guarda-corpo. No total, 116 casais já deixaram as iniciais deles “eternizadas” junto ao cenário do Centro com o rio Itajaí-Açu. Ou seja, já são 116 cadeados e um par de chuteiras.
Monitoramento
O ritual, como sabemos, foi inspirado na Pont des Arts, em Paris. Ela ficou famosa por abrigar milhares dos chamados “cadeados do amor”. Foram tantos que em 2015 a prefeitura teve que retirar os guarda-corpos com os cadeados com medo de que o peso deles colocasse em risco a estrutura.
Perguntei ao secretário municipal de Obras, Michael Maiochi, se de alguma forma a prefeitura de Blumenau estava preocupada com essa possível tradição recém-lançada. Segundo ele, periodicamente haverá um monitoramento da situação.
Maiochi não descarta que alguma intervenção seja necessária daqui a alguns anos . Para ele, o peso dos cadeados não colocará em risco a estrutura da ponte, mas pode afetar a estrutura do guarda-corpo.
Como a ponte é grande, são 125 metros de uma margem à outra, o secretário acredita que vai levar alguns anos para que a mania ameace a segurança dos pedestres. Se de fato pegar.
3 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (569)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Além das pinturas horrorosas, ainda essa
Moda de cadeado ..conseguiram acabar com
A obra.
Um par de chuteiras não chama a atenção, mas novos objetos aparecerão, é só aguardar pra ver. Nosso Povo é muito criativo.
[…] 04/08/2021 2 min de leitura […]