O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) de Blumenau analisou na tarde desta quarta-feira o projeto de construção de um boulevard gastronômico entre a Rua São Paulo e a Avenida Martin Luther, mais especificamente no terreno que abrigou o Jornal de Santa Catarina entre as décadas de 1970 e 1990 e, originalmente, a fábrica de chapéus Nelsa, na década de 1940. O imóvel que existia no local foi completamente destruído por um incêndio no final do ano passado.
O proprietário do imóvel está disposto a investir cerca de R$ 25 milhões na atração que prevê, além de restaurantes, lojas e espaços para atividades culturais, como apresentações musicais e exposições. Uma exposição permanente contaria a história do imóvel histórico que foi destruído pelo fogo. O estacionamento, no subsolo, prevês quase 150 vagas para carros e 40 para bicicletas.
O projeto prevê a manutenção dos arcos da fachada da Rua São Paulo, única parte que resistiu ao fogo do ano passado. O imóvel era tombado pelo patrimônio histórico da cidade e por isso a fachada deve ser conservada. A pedido dos conselheiros, algumas adequações devem ser feitas no que foi apresentado e uma nova avaliação foi marcada para o dia 16 de dezembro.
O empreendimento já tem nome: Hutplatz, ou Praça do Chapéu em alemão. Se for aprovado no Cope dia 16, o projeto seguirá para avaliação do Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan). Se obter nova aprovação, seguirá o trâmite normal dentro da prefeitura para obtenção do alvará de construção.
Veja abaixo mais algumas imagens do empreendimento que ainda está sob análise dos conselhos municipais.
3 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Boulevard, conforme a Wikipedia, (francês, do neerlandês bolwerk/bolwark, com a mesma etimologia de baluarte), bulevar ou alameda é um termo que designa um tipo de via urbana, geralmente larga, geralmente projetada com alguma preocupação paisagística. O termo foi inicialmente introduzido na língua francesa em 1435 como boloard, e desde então foi alterado para boulevard.
Do ponto de vista arquitetônico, o projeto é completamente antagônico, sem qualquer integração e relação com a fachada tombada como bem histórico. Dessa maneira, as razões de manutenção da fachada perdem qualquer sentido. Esperemos que os integrantes do COPE tenham bom senso e não permitam essa descaracterização.
Parabéns aos proprietários, novos ares para o Victor Konder! Ótima iniciativa!
[…] Projeto prevê construção de um boulevard gastronômico no terreno do antigo Jornal de Santa Catar… […]