A prefeitura de Blumenau anunciou nesta quarta-feira novos relaxamentos nas medidas adotadas para combater a proliferação do novo coronavírus na cidade. Entre elas está a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes até as 23h e do comércio em geral nos finais de semana a partir dos dias 22 e 23.
Como tem ocorrido, o prefeito Mário Hildebrandt exibiu uma série de indicadores positivos no combate ao vírus. Entre eles estão a queda no número de novos casos e a queda de casos ativos. No conjunto, são esses indicadores que contribuiram, na leitura do prefeito, para que o estado mudasse o status de risco gravíssimo para grave no Médio Vale do Itajaí, mudança anunciada nesta quarta-feira.
A economia respira aliviada, mas há uma preocupação nas “análises de botequim“: a possibilidade de uma segunda onda na evolução da pandemia na cidade. Ou seja, há um temor de que a prefeitura tenha soltado a corda demais, o que pode, na teoria, gerar um novo aumento no número de casos. O problema é que isso traria a reboque toda a aflição gerada com o aumento das internações, das mortes e com o retorno das medidas restritivas. Corremos de fato esse risco?
Estabilidade
O prefeito Mário Hildebrandt acredita na estabilização dos números. Para isso ele conta com a colaboração da população. Segundo ele, o blumenauense tem que estar consciente de que todos os cuidados recomendados seguem valendo. Ficar em casa sempre que possível, usar máscara ao sair, lavar as mãos constantemente e manter a distância das pessoas fará a diferença.
Mas há um paradoxo nessa história. A prefeitura libera cada vez mais atividades, estimulando o blumenauense a circular mais pela cidade. Ao mesmo tempo pede para que ele fique em casa ou circule pouco.
Sim, como sempre o bom senso é bem-vindo e espero que, na hora de decidir pelas liberações, a prefeitura tenha levado em conta a parcela da população que desconhece o razoável. Os riscos devem ser assumidos colocando na conta essa parcela orgânica que nem campanha de conscientização resolve. Agora, se a estabilização depender de mais conscientização, restará a nós calcular quando a curva vai voltar a subir.
Na dúvida, siga o mantra: ficar em casa sempre que possível, usar máscara ao sair, lavar as mãos constantemente e manter a distância das pessoas.
Saiba quais são as novas liberações que passam a valer a partir de segunda-feira, mas respeitando as restrições do governo estadual:
— suspensão do lockdown nos finais de semana;
— atendimento livre nos hotéis, respeitando as restrições estabelecidas pelo governo estadual;
— bares e restaurantes podem funcionar até as 23h;
— academias podem funcionar em horário normal;
— padarias e confeitarias podem funcionar em horário normal sem restrição para consumo no local;
— shopping centers podem abrir das 11h às 21h inclusive no fim de semana;
— comércio em geral pode funcionar das 9h às 18h, inclusive no fim de semana;
— igrejas poderão funcionar em horário normal a partir de segunda-feira.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (627)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
[…] 12/08/2020 3 min de leitura […]